26 de novembro de 2012

Mandiocultura é destaque na Fenagro 2012


Por ser uma cadeia produtiva de grande relevância para a agricultura familiar brasileira, a mandiocultura tem seu espaço garantido na 25ª edição da Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro), que acontece no Parque de Exposições de Salvador até o próximo sábado (2 de dezembro).

Num estande montado na feira, técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) apresentam a cadeia produtiva para os visitantes. O espaço chama a atenção pelo grande número de produtos beneficiados da mandioca exposto no estande.

Com a raiz, que está entre os nove primeiros produtos agrícolas do país, é possível fabricar polvilho doce a azedo, biscoito, bolo, vinagre, farinha, papel, iogurte e até tijolo. O engenheiro agrônomo da EBDA, Paulo Beline, explica para o público da Fenagro que até em vedação de perfuratriz de petróleo pode ser utilizado o amido modificado proveniente da mandioca.

Outra novidade apresentada pela EBDA no espaço é o projeto experimental de fabricação de etanol e aguardente de mandioca.  O técnico da empresa, Nereu do Monte, disse que a qualidade do álcool produzido pela mandioca é superior ao obtido da cana-de-açúcar.

O público que visitar o estande dessa cadeia produtiva pode acompanhar o processo de fabricação, já que uma destilaria foi montada no local.

 

ras/om         26.11.12

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário