26 de novembro de 2012

Secretaria da Educação do Estado realiza novas eleições para Colegiados Escolares


Com o objetivo de ampliar a participação de representantes das comunidades escolares nas instituições de ensino da rede pública estadual, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, desta segunda até sexta-feira (26 e 30), uma nova eleição para os colegiados escolares em todas as unidades do Estado. Os membros eleitos participam da gestão administrativa, financeira e pedagógica nos anos de 2013 e 2014, promovendo o monitoramento e a avaliação para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Podem participar da eleição estudantes a partir dos 12 anos, pais ou responsáveis, profissionais do magistério e servidores técnico-administrativos das escolas. O número de componentes do colegiado é variável de acordo com o porte da instituição de ensino, podendo chegar a 14 membros.

O Colegiado é formado pelos mesmos indivíduos que votam (diretores, professores ou coordenadores pedagógicos, servidores técnico-administrativos, estudantes, pais ou responsáveis) e um membro da comunidade local, escolhido posteriormente pelos eleitos. Este último integrante precisa ter um trabalho dedicado à área da educação. A primeira eleição aconteceu em 2008.

 

Tecnologia – Neste ano, o processo eleitoral vai contar com o Sistema de Gestão Escolar da Secretaria. Os dados vão ser inseridos na ferramenta, que vai facilitar o processo de apuração. Todas as orientações, cronograma e detalhamento das atividades estão disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

 

Eas/af

26.11.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário