30 de novembro de 2012

Ciganos na mídia brasileira é tema de debate da Facom


 
Com o intuito de esclarecer pontos conflitantes que marcam a presença dos ciganos no país, a pesquisa Faces do Brasil traz a Salvador o pesquisador Rodrigo Corrêa Teixeira, mestre em História dos Ciganos no Brasil. A palestra CIGANOS na Mídia Brasileira: um recorte acontece no próximo dia 6 de dezembro, às 14h, no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Ondina.

Na ocasião também acontecerá o lançamento do livro Ciganos, do fotógrafo Rogério Ferrari.  O autor desenvolve o projeto Existência-Resistência, tema que retrata a luta por terra e autodeterminação de alguns povos e movimentos sociais. O livro faz a cobertura fotográfica de acampamentos ciganos na Bahia.

A palestra é uma atividade do programa “Que Papo é Esse?”, cujo objetivo é difundir a produção e os temas pesquisados no grupo de pesquisa Etnomídia, além de contribuir com a formação dos alunos/bolsistas. Coordenado pelo professor doutor Fernando Conceição, o grupo é vinculado ao Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade da UFBA. Aberta ao público e sem investimento financeiro, a participação na palestra dá direito a certificado, emitido pela própria instituição, através do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação (Nicom).  As inscrições podem ser feitas com antecedência – envio do nome completo, número do RG e do CPF para o endereço nicom@ufba.br.

A pesquisa Faces do Brasil monitora 23 veículos nacionais, 17 jornais e seis revistas, com o objetivo de identificar o retrato das minorias étnicas – negros, índios e ciganos – produzido pela mídia nacional. Iniciada em outubro de 2010, a pesquisa completou, em junho deste ano, 19 meses de monitoramento e publicará, até março de 2013, os resultados obtidos. Estes serão divididos em três publicações, corespondentes às etnias pesquisadas.

O que: Palestra CIGANOS na Mídia Brasileira: um recorte

Quando: 6 de dezembro, 14h

Onde: Auditório da Facom/UFBA

Inscrições: nicom@ufba.br

Informações: (71) 3237- 4655/ 9103-4578  www.etnomidia.ufba.br

Programação

13h30 – Recepção

14h - Apresentação de resultados Faces do Brasil

14h30 – Mesa redonda: Um olhar sobre os ciganos

§  Rodrigo Corrêa Teixeira – prof. De Relações Internacionais da PUC-Minas

§  Danila de Jesus – coordenador na pesquisa Faces do Brasil

§  Rogério Ferrari  – fotógrafo e autor do livro Ciganos

18h – Encerramento

 

 Atenciosamente,

Ana Paula Fanon

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário