13 de janeiro de 2012

Embasa discute com moradores de Ilhéus projeto de esgotamento sanitário

As alternativas para o projeto executivo de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da Zona Sul do município de Ilhéus, no sul da Bahia, foram discutidas com a comunidade em uma reunião de consulta pública promovida pela Embasa. A nave central da Igreja do Divino Espírito Santo, no bairro Hernani Sá, ficou lotada.
Inicialmente serão beneficiadas 45 mil pessoas que moram na área, mas o projeto será dimensionado para atender ao crescimento populacional em um horizonte de vinte anos. A obra de saneamento básico vai contemplar os bairros do Pontal, Jardim Atlântico, Nelson Costa, São Francisco, Hernani Sá, Ilhéus II e Nossa Senhora da Vitória.
A apresentação do projeto foi feita na noite da  última quinta-feira (12), pelo engenheiro Everardo Tupinambá, da YC Engenharia, empresa mineira que venceu a licitação feita pela Embasa para traçar o programa da obra. Após o detalhamento das intervenções, técnicos da Embasa responderam aos questionamentos das lideranças comunitárias, que, unanimemente, ressaltaram a importância do projeto, uma antiga reivindicação da população.

Edital de licitação - O secretário de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Gerson Marques, representou o prefeito Newton Lima e destacou a importância da ampliação do sistema de esgoto para a cidade, que tem no turismo uma das suas principais fontes de arrecadação. Outras autoridades municipais, vereadores e parlamentares estiveram presentes, além do gerente em exercício da Unidade Regional da Embasa em  Itabuna, Danilo Gomes, e do gerente do Escritório Local de Ilhéus, José Lavigne.
Após a aprovação do projeto, a Embasa vai preparar um edital para licitar a execução da obra. Depois da consulta à população, a equipe técnica inicia o detalhamento do projeto e serão buscadas as licenças de operação e ambiental. Durante a elaboração do projeto, também foram desenvolvidos um diagnóstico socioambiental e um estudo demográfico baseados em informações de órgãos oficiais, como o IBGE, que ofereceram suporte à equipe técnica para dimensionar o número de pessoas que serão atendidas.


Hás/rn – 13.01.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário