10 de janeiro de 2012

Ministros preveem rápida reconstrução de dique em Campos (RJ)


Os ministros dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, sobrevoaram nesta terça-feira as áreas atingidas por fortes chuvas, no município de Campos, no Rio de Janeiro. As autoridades anunciaram medidas emergenciais para reconstrução das localidades que sofrem com as cheias dos rios Muriaé e Paraíba do Sul. O Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT) irá recuperar os trechos destruídos da BR-356, onde um dique se rompeu, no último dia 5, na altura do KM 118,7, próximo ao distrito de Três Vendas.
Os ministros sobrevoaram a BR-356 - que cruza a cidade de Campos e segue rumo à divisa com Minas Gerais, sempre paralela ao leito do rio Muriaé.  A aeronave também sobrevoou a localidade de Três Vendas, às margens da BR-356, no exato ponto em que houve o rompimento do dique. A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, e o vice-governador do Rio de Janeiro, Fernando Pezão, receberam os ministros e acompanharam as vistorias, na região.
O ministro dos Transportes explicou, em coletiva à imprensa, também na cidade de Campos, que a Pasta irá recuperar os trechos intransitáveis da BR-356. Informou ainda que  reconstruirá, com solução definitiva para evitar novo acidente, o ponto em que um dique rompeu a pista da rodovia, no KM 118,7. Passos adiantou que, assim que as águas baixarem,  será feito um desvio no trecho rompido, próximo ao distrito de Três Vendas.
 "Nós vamos encontrar uma solução definitiva para esse trecho da BR-356. Ao longo dos anos, a rodovia assumiu um papel de dique. Mas ela não foi construída para isso. Seguramente, a estrada foi importante para a retenção das águas, mas não era essa sua função. Faremos um profundo estudo hidrológico junto à Agência Nacional de Águas. O meu compromisso com a prefeita [Rosinha Garotinho] e o [vice-governador] Pezão é de desencadear essas providências imediatamente", afirmou o ministro dos Transportes.
            "Nós viemos renovar o nosso alerta, com a finalidade de minimizar os danos provocados pelas enchentes", afirmou o ministro Bezerra, garantindo, junto com o ministro dos Transportes, a recuperação de todas as estruturas comprometidas em Campos e região. "Vamos também realizar o trabalho de revitalização do dique que protege a cidade de Campos", confirmou Bezerra, garantindo que essas ações são complementares às que já vinham sendo executadas pelo Governo Federal.

Brasília, 10/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário