5 de novembro de 2012

Cooperação técnica vai fomentar formação de engenheiros na Bahia


Um acordo de cooperação técnica foi assinado nesta segunda-feira (5) entre a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) para o apoio ao desenvolvimento de pesquisas em laboratórios de universidades públicas do estado nas áreas prioritárias do governo, especialmente as engenharias, por meio da concessão de bolsas de apoio técnico.

O ato aconteceu durante o seminário ‘Formação de Engenheiros para a próxima década: a visão do setor industrial da Bahia’, realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador. A iniciativa inédita tem por finalidade auxiliar o desenvolvimento dos projetos mediante a participação de profissional técnico na execução de atividades de laboratório, de campo e afins. Para o projeto foram aportados recursos da ordem de R$ 380 mil, sendo que a composição da contrapartida foi R$ 190 mil.

De acordo com estimativas do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), o Brasil tem um déficit de 20 mil engenheiros por ano. Na Bahia, esse cenário está se apresentando de forma mais evidente em decorrência da grande quantidade de empreendimentos estruturantes estratégicos, grandes demandantes desses profissionais, que estão sendo realizados ou que serão iniciados nos próximos dois anos.

A expectativa é que, até 2015, sejam investidos cerca de 33 bilhões de dólares em projetos como Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), Porto Sul, Copa do Mundo, mineração, energias renováveis, dentre outros. O seminário teve como objetivo informar, refletir e discutir os perfis dos engenheiros que deverão ser demandados pela indústria baiana nos próximos dez anos.

A programação seguiu com um ‘Painel da Indústria’, dividido entre os temas complexo petroquímico, complexo metal mecânico, setor de mineração, setor de energia e complexo da construção civil.

 

05/11/12

Ias/is

Nenhum comentário:

Postar um comentário