10 de novembro de 2012

Pacto com Municípios está alinhado ao Nacional pela Alfabetização na Idade Certa


O lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), nesta quinta-feira (8), no Palácio do Planalto, em Brasília, evidencia o alinhamento  da Bahia à política do governo federal, por meio do Pacto com Municípios, que tem o mesmo objetivo - promover a alfabetização de todas as crianças até os 8 anos de idade. O projeto é realizado, desde 2011, em regime de colaboração entre o Governo do Estado e municípios baianos.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, ressalta que “alfabetizar as crianças na idade certa é fundamental para evitar a evasão e repetência e garantir aos nossos estudantes o sucesso do percurso escolar”. Informa ainda que “329 municípios participam do Pacto com Municípios, “que tem como foco alfabetizar, com letramento, as nossas crianças até os 8 anos”. No total, o Pacto chega a 11.101 escolas, atendendo a 288.365 estudantes.

A Secretaria da Educação garante a formação dos professores alfabetizadores do Pacto com Municípios, se responsabilizando pelos custos de hospedagem e de alimentação, o acompanhamento e a avaliação do programa, além da publicação e distribuição de materiais pedagógicos para estudantes e professores na fase de alfabetização de escolas da rede estadual e municipal.

Os municípios, por sua vez, assumem a participação dos professores nas atividades de formação, a oferta de reforço escolar e a montagem dos cantinhos de leitura, com o apoio da secretaria, que também vai garantir a distribuição de livros de literatura infantil.

          O Pnaic é um compromisso já firmado entre governo federal, governos estaduais e do Distrito Federal e prefeituras para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Foi registrada a adesão de todas as secretarias estaduais de educação e de 5.270 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário