16 de fevereiro de 2016

Secretarias e MinC discutem criação de cineclubes em escolas da Bahia


As escolas estaduais poderão ganhar cineclubes (salas de exibição de filmes) para difusão de conteúdos educacionais autorais e licenciados. A proposta, que visa incentivar a produção audiovisual estudantil, foi discutida entre os secretários da Educação, Osvaldo Barreto, e da Cultura, Jorge Portugal, e o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Pola Ribeiro, nesta terça-feira (16). 

“O objetivo é utilizar uma plataforma pública, por meio de satélite, internet ou fibra ótica. Por isso, este encontro é fundamental para começarmos a definir quais as estruturas e conteúdos disponíveis. Levar essas salas para a escola é uma forma de criar um ambiente favorável para que os estudantes possam se envolver ainda mais com a produção audiovisual”, destaca Pola Ribeiro. Realizado na sede da Secretaria da Educação, em Salvador, o encontro também teve a participação do diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves. 

No encontro, Osvaldo Barreto citou que a experiência fílmica já faz parte do currículo nas escolas estaduais, sendo estimulada, especialmente, por meio do projeto de Produção de Vídeos Estudantis (Prove). O secretário destaca que a proposta de cineclubes vai incentivar, ainda mais, o protagonismo juvenil na rede estadual. 

“Esta é mais uma parceria que estamos buscando por meio do programa Educar para Transformar. Acredito que este será um forte instrumento neste processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes, ampliando o acesso à arte, à cultura e garantindo o direito de aprender”, afirmou Barreto. 

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário