17 de fevereiro de 2016

Governo apoia exposição sobre tribos indígenas em Ilhéus


Um acervo composto por cerca de 200 peças artesanais entre arcos, colares, lanças e bordunas das tribos Pataxós, Xukuru Kariri, Maxakali e Krenak, e mais 20 quadros de faces indígenas chega a Ilhéus, terra dos índios Tupinambás, no sul do estado. A mostra ‘Índios na Janela’, que será aberta na próxima segunda-feira (22), às 19h, na Academia de Letras do município, é uma realização da Comunidade Tia Marita, com o apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), administrado pelas secretarias estaduais de Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz/BA).

A exposição é aberta ao público, em especial, a estudantes dos ensinos fundamental e médio, pesquisadores, historiadores e professores, tem entrada franca e irá percorrer também as cidades de Porto Seguro – Terra dos Povos Pataxós -, no período de 29 de março a 3 de abril, no Centro Cultural de Porto Seguro, e Salvador – Terra dos Povos Tapuias - de 19 a 24 de abril, no 1º pavimento do Palacete das Artes, no bairro da Graça.

A coleção e os quadros buscam apresentar a cultura indígena como uma coisa viva e dinâmica, propiciando uma identificação positiva, por meio das faces dos povos da floresta. As peças possuem valor inestimável e foram juntadas ao longo dos 25 anos em que o colecionador Silvan Barbosa Moreira, ex-funcionário da Fundação Nacional do Índio (Funai), teve contato e se dedicou ao trabalho com as mais variadas tribos indígenas brasileiras.

As pinturas são de Gildásio Rodriguez, conhecido como “O Gil dos índios”, que começou a pintar a figura indígena em 1998, estudando a história dos irmãos Villas Boas, e que foi protagonista de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil, Estados Unidos e Portugal. A exposição fica em cartaz até o próximo dia 28 e oferece ao público imagens e informações de natureza histórica e cultural, propiciando uma identificação positiva com as coletividades indígenas.

Para o curador da exposição, Pawlo Cidade, "essa mostra aponta para um caminho no esforço de pensar os indígenas sob o ponto de partida da cultura, de uma janela que se abriu no passado, que continua aberta no presente e mantém-se escancarada pela dimensão contemporânea, permitindo um diálogo com muitas outras tradições culturais”.

O projeto prevê também uma palestra ministrada pelo colecionador Silvan Barbosa Moreira, com o tema ‘Minha Vida na Tribo’ e uma apresentação do ritual Poranci, dos índios tupinambás, ao som dos maracás, que será realizada no mesmo local, no próximo dia 25, às 16h, com entrada franca.

O projeto irá percorrer também as cidades de Porto Seguro – Terra dos Povos Pataxós (29 de março a 3 de abril), no Centro Cultural de Porto Seguro, e Salvador – Terra dos Povos Tapuias (19 a 24 de abril), no 1º pavimento do Palacete das Artes, no bairro da Graça. Mais  informações estão disponíveis na fanpage




Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado (Secult)

Nenhum comentário:

Postar um comentário