24 de setembro de 2015

A influência dos projetos pedagógicos nas práticas educativas


Reconhecer a relevância deste documento é fundamental para que as escolas alcancem a excelência na educação


As escolas possuem uma ferramenta essencial, o projeto pedagógico, que indica as práticas educativas de uma instituição e norteia a forma de ensino. Reconhecer a relevância deste documento para o bom funcionamento do colégio e para a manutenção de um sistema de qualidade é fundamental para que as escolas alcancem a excelência na educação.

De acordo com Ana Cláudia Assis, vice-diretora do Colégio Decisão Anglo Itabuna, o dever do corpo docente do colégio é elaborar um projeto dinâmico, que se encaixe ao perfil do ambiente escolar e ela ressalta que para isso, não existem receitas prontas.


“Os educandários são diferentes, então as diretrizes de cada programa vão depender estritamente do coordenador pedagógico e dos valores, princípios e objetivos propostos pela instituição. Os projetos se tornam na verdade a expressão da cultura da escola com sua (re)criação e desenvolvimento, impregnado de crenças, significados, modos de pensar e agir”.

Os projetos têm a função de orientar a prática educativa e conduzi-la a uma realidade. A partir do momento em que há esse entendimento, o sistema educacional consegue se organizar e se estruturar de forma a suprir as necessidades de aprendizagem dos alunos de acordo com as suas respectivas idades e classes no cenário escolar.

“Em primeiro lugar, é preciso conhecer a realidade em que se está inserido. Em seguida, reflete-se sobre ela, para só posteriormente planejar ações para a construção da realidade desejada. É impreterível que, nessas ações, estejam inseridas as metodologias mais adequadas para atender às necessidades sociais e individuais de cada educando”, finaliza.

Para conhecer mais sobre os projetos pedagógicos elaborados pelo Colégio Decisão Anglo, basta entrar em contato com o telefone: (73) 3212-1478 ou pelo e-mail: angloitabuna@hotmail.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário