21 de setembro de 2015

Bahia adere à Década Internacional de Povos Afrodescendentes


Com cerca de 73% da população autodeclarada negra, a Bahia é o primeiro estado do Brasil a aderir oficialmente à Década Internacional de Povos Afrodescendentes, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que se refere ao período de 1º de janeiro deste ano a 31 de dezembro de 2024. O decreto que cria a Década Estadual Afrodescendente foi assinado, na tarde desta segunda-feira (21), pelo governador Rui Costa e pela secretária de Promoção da Igualdade Racial, Vera Lúcia Barbosa, com presença da ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes, entre outras autoridades.

Na oportunidade, também foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que visa promover o intercâmbio entre professores brasileiros e moçambicanos.

Conforme Rui Costa, a expectativa do Governo do Estado é superar o racismo com planejamento da inclusão social do povo negro, da cultura afro e de instituições que mantêm e reproduzem a história de um povo. “Hoje se inicia um novo trabalho através do Grupo de Trabalho, que será coordenado pela secretária Vera Lúcia e terá a função de garantir que as diversas secretarias possam executar ações voltadas com este objetivo. Temos que garantir que todos os quilombos, as comunidades negras tenham acesso a saneamento e abastecimento de água, por exemplo”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário