25 de março de 2015

Primeira Casa de Farinha Móvel do estado é inaugurada em Boa Vista do Tupim


Mais de 100 mulheres dos assentamentos Che Guevara, Grotão e Aliança, situados no município de Boa Vista do Tupim, no centro norte da Bahia, são beneficiadas com a entrega, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da primeira Casa de Farinha Móvel implantada no estado. A cerimônia de inauguração aconteceu na terça-feira (24), na Escola Florestan Fernandes, localizada no assentamento Che Guevara.

Para a coordenadora executiva de Ações Temáticas da SPM, Eulália Azevedo, a entrega representa uma conquista para as mulheres do campo, que passam a ter uma forma de adquirir a autonomia econômica direta. “Esse também é o primeiro passo para o alcance da autonomia social e psicológica”. Agora, as mulheres vão participar de uma oficina de formação.

Mais seis cidades serão contempladas com o equipamento equipamentos, posteriormente - Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, Pau Brasil (região sul), Teixeira de Freitas (extremo sul), Santo Sé (Vale do São Francisco), Jacobina (centro norte) e Vitória da Conquista (sudoeste). 


A agricultura é o setor de atividade que ocupa grande parte da mão de obra baiana, onde trabalham 38,4% (2.463.976) das pessoas ocupadas. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/2010), 1.876.775 mulheres residem na área rural do estado.

Para atender às mulheres da zona rural da Bahia, por meio de emenda parlamentar, a SPM firmou um convênio com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, com o objetivo de promover cidadania e autonomia econômica para as mulheres do campo. 


Fonte: Secom-Ba.



Nenhum comentário:

Postar um comentário