23 de março de 2015

Produtores de leite discutem políticas públicas para o setor


Para apresentar as principais dificuldades dos produtores de leite da agricultura familiar da Bahia, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e dirigentes da Associação dos Produtores de Leite do Estado da Bahia (Bahialeite) se reuniram no município de Feira de Santana, que integra o Território Portal do Sertão.


De acordo com os dirigentes da Bahialeite, a principal dificuldade encontrada pelos produtores é a comercialização do leite. Por isso, na busca da solução para o problema, foram apresentadas propostas como o apoio governamental para o desenvolvimento da cadeia do leite, por meio de investimento em infraestrutura, logística e assistência técnica, crédito, reativação de indústrias existentes e participação em programas como Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de Alimentos modalidade leite (PAA-leite) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O encontro aconteceu na última sexta-feira (20), na sala de reuniões da Pousada Central, com a presença do diretor-executivo da CAR, Wilson Dias, do superintendente da Agricultura Familiar, Marcelo Matos, e da presidente da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes Bahia), Iara Andrade

Dias apresentou ações voltadas para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite, que serão executadas pelo projeto Bahia Produtiva e se colocou à disposição para participar das articulações com outras instituições governamentais, a exemplo da Secretaria de Educação, para a venda do leite para o PNAE.

O diretor agendou com os participantes um seminário com a finalidade de preparar as cooperativas e associações para a participação no Bahia Produtiva. O evento será realizado nos dias 29 e 30 de abril. “Estamos dispostos a apoiar e estimular o desenvolvimento da bovinocultura do leite da Bahia, com investimentos desde a assistência técnica até as estruturas de beneficiamento e a comercialização do produto e seus derivados”.

Entre as ações voltadas para a cadeia produtiva da bovinocultura de leite no estado da Bahia, a CAR, via projeto Bahia Produtiva, está contratando um consultor para a elaboração do diagnóstico da cadeia, no âmbito da agricultura familiar, com o objetivo de revelar as fragilidades, ameaças e potencialidades da atividade e identificar o mercado e as oportunidades para o desenvolvimento da atividade econômica, que envolve atualmente 118 mil agricultores. “Será com base nesse diagnóstico e nos resultados do seminário que a CAR planejará os investimentos que devem atender, pelo menos, 40 projetos em toda a Bahia”, afirmou Dias.
Fonte: ASCOM-BA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário