25 de março de 2015

Projetos integram ações de prevenção e tratamento da tuberculose para usuários de drogas


Usuários de drogas em situação de rua têm 67 vezes mais chances de contrair tuberculose. O alerta a esse público foi feito em uma roda de conversa na Praça das Mãos, no bairro do Comércio, em Salvador, na terça-feira (25). Realizada em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a atividade foi seguida pelo teste de escarro para detectar a doença. Participou da ação a equipe da Unidade de Saúde da Família do Terreiro de Jesus, junto com as equipes  do Ponto de Cidadania e do Corra pro Abraço, projetos da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). 


A médica Lua Dutra explicou que a condição de vida de muitas pessoas em situação de rua, como restrição de sono e falta de alimentação adequada, somado ao consumo de drogas como o crack, reduzem a imunidade das pessoas, tornando-as mais suscetíveis a serem infectadas pela bactéria. 

Sintomas
Durante a roda de conversa, os agentes falaram sobre a forma de transmissão da doença, que ocorre quando a pessoa expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva. Os sintomas incluem tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em tosse com pus ou sangue. A rede de diagnóstico e tratamento disponível pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) também foi socializada.

Após a conversa, diversos moradores em situação de rua realizaram o exame para detectar a tuberculose. Os usuários que forem detectados com o bacilo de Koch, bactéria que causa a tuberculose, serão acompanhados pela rede de tratamento da doença.  

Inclusão
Desenvolvido pela SJDHDS, em parceria com o Centro de Referência Integral do Adolescente (Cria), o projeto Corra pro Abraço integra as ações de políticas sobre drogas, com estratégias de inclusão, prevenção e tratamento, além de ações de educação e inserção no mundo do trabalho. Já o Ponto de Cidadania desenvolve ações voltadas para a promoção da saúde, cidadania e autocuidado buscando a redução dos riscos e danos a pessoas em situação de rua usuárias de substâncias psicoativas.



Fonte: Secom-Ba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário