9 de maio de 2015

Inaugurada sala da Secretaria Municipal de Agricultura em Ibicaraí



Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima

A rodoviária de Ibicaraí foi palco, na manhã da última sexta-feira, 8, de um grande ato de inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Agricultura, no anexo da rodoviária, onde fica o Conselho Comunitário de Segurança Pública. O novo secretário de Agricultura do município, José Alves de Souza (Louro), recebeu mais de 80 pessoas na nova dependência da Secretaria com um delicioso café da manhã, e aproveitou a ocasião para fazer a entrega de 800 quilos de sementes (400 de milho e 400 de feijão) do Programa de Distribuição de Sementes (Safra Inverno - 2015), do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Agricultura (Seagri) e a Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF).

Estiveram presentes ao evento o prefeito Lenildo Santana; a deputada estadual Ângela Sousa; o diretor do SAAE, José Dias; o presidente da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, Josseone Santos Carvalho (Ceone); os vereadores, Osaná Crisóstomo, Ildemar Lopes, Flávio Ramos e Klaus Farias; o presidente da Câmara de Vereadores de Almadina, Zé Miúdo; o professor e articulador de políticas públicas da Agricultura, Soares Neto; o secretário de Infraestrutura Leildo Santana; o Assessor de Gabinete Janildo Marques; o diretor de Meio Ambiente, Álvaro Caldas; o diretor de Esportes, Josevan Dias; Vanilson Antonio Melo, chefe do escritório local do INCRA; o assessor de Comunicação do município, Riédson Trindade, que conduziu a inauguração, além de diretores e funcionários da prefeitura, presidentes de associações rurais, empresários e políticos locais e o pastor Ermevaldo, da igreja Batista, que fez uma bela oração para todos os presentes.
O novo secretário de Agricultura, José Alves, agradeceu a todos os presentes, falou da importância de ter um ponto de apoio para o agricultor, agradeceu ao prefeito Lenildo Santana por lhe confiar o cargo e prometeu muito empenho. “Essa sala não é minha e nem da prefeitura, esse espaço é do homem do campo. Esse espaço vai estar sempre aberto para receber o pequeno agricultor, ouvir seus pedidos e levar para o prefeito. Começamos hoje entregando 800 quilos de sementes, 400 quilos de milho e 400 quilos de feijão para o meio rural”, disse Louro.
A deputada Ângela Souza (PSD) agradeceu mais uma vez o convite para participar de uma ação em Ibicaraí. Lembrou que o seu gabinete está de portas abertas para o município e lembrou da importância do PSD no processo político da cidade, com representante na Secretaria de Agricultura e os últimos presidentes da Câmara da mesma legenda.
O presidente da Câmara de vereadores, Ceone, foi breve no seu discurso, lembrando que a parceria do PT com o PSD se fortalece com a Secretaria de Agricultura indo para as mãos do ex-vereador Louro (PSD). “Sempre fomos parceiros e caminhamos juntos com o prefeito Lenildo e não tínhamos nenhuma secretaria no atual governo. Tenho certeza que Louro fará um grande trabalho à frente da Agricultura local”, disse Ceone.
O professor Soares Neto falou da importância de um local para receber o homem do campo. Pediu mais proximidade da cidade com o meio rural e lembrou que existem muitas políticas públicas voltadas ao meio rural. “Espero que o novo secretário busque essas políticas e faça essa conexão com o campo. O agricultor está envelhecendo. Precisamos criar atrativos para que seus filhos possam continuar na roça. É preciso melhorar as estradas, levar energia para o campo, fortalecer as associações rurais e fazer funcionar programas como o PAA e o PNAE”, disse Soares Neto.
O prefeito Lenildo Santana agradeceu a presença de todos e lembrou das dificuldades de fazer acontecer as coisas no meio rural, com um orçamento pequeno e um custo alto e contínuo para manter máquinas no campo recuperando estradas. O prefeito achou extremamente positivo o início dos trabalhos do novo secretário, com a reabertura da secretaria e a entrega das sementes para mais de duzentos pequenos agricultores. Lenildo lembrou que nos próximos meses cerca de 50 pequenos agricultores do município receberão o título de suas terras.

Por último Lenildo falou sobre o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul (CDS-LS), que em parceria com a Uesc estarão promovendo uma Audiência Pública com os municípios de Barro Preto, Itapé, Ibicaraí e Floresta Azul para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e Resíduos Sólidos. O evento será realizado de forma simultânea em Barro Preto e Itapé na próxima segunda-feira (11), e em Floresta Azul e Ibicaraí na quarta-feira (13), com o início programado para às 8h30min.









Nenhum comentário:

Postar um comentário