O metrô de Salvador fez uma viagem de ida e volta na
manhã desta quinta-feira (5) nos aproximadamente quatro quilômetros que separam
o Acesso Norte, próximo à Rótula do Abacaxi, até a Estação Campo da Pólvora. A
experiência foi um teste realizado para que o governador Jaques Wagner,
empresários, jornalistas e autoridades conferissem de perto o funcionamento do
equipamento, que entra em operação assistida na próxima quarta-feira (11).
“É uma alegria, uma sensação de dever cumprido.
Salvador tem mais de três milhões de habitantes e o poder público tinha esta
dívida de mais de 14 anos”, afirmou Wagner. Segundo ele, o contrato que passa o
metrô para a responsabilidade do Estado foi assinado em 27 de maio de 2013. “Um
ano depois, temos 7,7
quilômetros entrando em operação assistida, a partir do
dia 11 de junho, com a presença da presidente Dilma. Até 2017, vamos completar 42 quilômetros e, em
2015, estaremos chegando a Pirajá e Águas Claras, com a linha dois”.
O governador disse ainda que os recursos para a linha
dois, até Águas Claras, já estão assegurados. “O plano está pronto para transferirmos
também a rodoviária para a Estação Águas Claras, fazendo um grande complexo,
como existe em outras cidades, com ônibus interestaduais e intermunicipais,
mais a estação urbana e o metrô. Este complexo, junto com as obras de
mobilidade e as avenidas transversais, vai mudar a cara do trânsito de
Salvador”. Segundo Wagner, as obras das avenidas transversais vão começar em
julho, ligando as orlas do subúrbio e atlântica.
Operação assistida - Na fase experimental, chamada de operação assistida, que
será gratuita e seguirá até o mês de setembro deste ano, o metrô vai operar no
trecho Lapa-Retiro (Lapa-Brotas-Campo da Pólvora - Acesso Norte - Retiro), com
funcionamento de segunda a sexta-feira, de 12 às 16h. Após esse período, o
serviço será ampliado até chegar ao atendimento pleno, no dia 15 de setembro.
O período assistido servirá para que os soteropolitanos
se familiarizem ao tão aguardado meio de transporte, além de permitir à
concessionária CCR Metrô Bahia a realização dos últimos ajustes e garantir, em
breve, o pleno funcionamento do serviço. Esta primeira fase segue até o mês de
setembro. A capacidade máxima de passageiros por trem é de 200 passageiros
sentados e 800 em pé.
De acordo com o diretor-presidente da empresa que
opera o sistema, Harald Peter Zwetkoff, durante a operação assistida não será
utilizada a capacidade plena e a velocidade também será reduzida, para haver mais
segurança e tempo de fazer todos os ajustes. “Esperamos que até o dia 15 de
setembro, quando começa a operação comercial, tudo esteja definido”.
Funcionamento durante a Copa e tarifa
Harald também
informou que, durante a Copa, haverá um esquema especial, para atendimento ao
evento. “Nos dias de jogos, o metrô começa a operação cinco horas antes e
termina três horas após o jogo, atendendo às pessoas que foram cadastradas
antes e pegaram as pulseirinhas”.
Quando entrar em operação comercial, após o dia 15 de
setembro, a tarifa de integração, de acordo com Harald, será de R$ 3,90, dando
direito ao uso de dois ônibus e um metrô. “A pessoa pode pegar um até o metrô,
fazer o trajeto e depois completar o trajeto com mais uma passagem de ônibus”.
As estações do Bom Juá e Pirajá, que serão entregues
em janeiro de 2015, finalizam a Linha 1 do metrô, que contou com investimento
de R$ 8,7 milhões. A previsão é que, até abril de 2017, a população já tenha
todo o sistema metroviário funcionando em Salvador, quando ficará pronta a
Linha 2, que irá até o aeroporto. O Governo do Estado assumiu o metrô da
capital baiana em abril de 2013. O site
oficial do Metrô de Salvador
já está no ar, com informações detalhadas.
05/06/14
Grr/is
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