O
aplicativo de mensagens WhatsApp agora faz parte do relacionamento da
Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) com a população baiana. Disponível
24 horas por dia, nos sete dias da semana, o número (71) 9990-0071 já está
ativo para receber denúncias contra
contribuintes, reclamações de consumidores sobre
estabelecimentos comerciais que não emitirem a nota ou cupom fiscal, além de sugestões
e reclamações sobre os serviços do órgão.
O telefone não recebe
ligações, apenas mensagens de texto. As informações são recebidas pela equipe
de Atendimento da Sefaz-BA e encaminhadas para a área responsável, para a
devida apuração. O texto deve conter as principais informações (no caso de
venda sem emissão da nota, o nome do estabelecimento, endereço e breve
descrição do fato).
O denunciante não precisa se identificar. Se
quiser, o cidadão pode também anexar foto de algum documento que confirme a
operação, a exemplo de comprovante de débito ou de crédito do cartão ou outro
documento não fiscal que tenha sido emitido pelo estabelecimento.
“Trata-se
de um novo canal que tornará possível fazer essa denúncia de forma mais rápida
e prática”, afirma o diretor de Atendimento da Sefaz-BA, João Osvaldo Barbosa
Borges. “A secretaria busca se aproximar cada vez mais do cidadão, facilitando
e ampliando as formas de contato, consideramos que o aplicativo irá facilitar
muito o envio das denúncias fiscais”.
Com 450
milhões de usuários ativos em todo o mundo, o WhatsApp Messenger é um
aplicativo de mensagens multiplataforma que permite trocar mensagens pelo
celular sem pagar por SMS. Ele está disponível para diversos tipos de aparelho,
pode ser utilizado por meio de plano de dados de internet ou via wi-fi, nos locais
onde exista rede sem fio.
Pelo site - No site da
Sefaz (www.sefaz.ba.gov.br)
também é possível fazer denúncias fiscais. Logo na página principal está
disponível o link para o cidadão. No mesmo endereço os contribuintes podem
também enviar mensagens para o Plantão Fiscal (plantaofiscal@sefaz.ba.gov.br),
caso tenham dúvidas relacionadas à legislação tributária, ou para o Fale
Conosco (faleconosco@sefaz.ba.gov.br), quando
se tratar de outros assuntos ou dúvidas de navegação ou serviços do site Sefaz.
Este canal recebe hoje
a média mensal de 2,5 mil mensagens, respondidas em até 48 horas, contando
somente os dias úteis. As denúncias fiscais também
podem ser feitas pelo call center da secretaria, no número 0800 071 0071
(ligações da capital, interior e demais unidades da Federação) ou pelo (71)
3206-5030, para ligações de celular da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O
serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h.
Atendimento na secretaria - Nas unidades de atendimento presencial da Sefaz,
distribuídas em três coordenações regionais - das regiões Norte, Metropolitana
e Sul – são realizados quase 50 mil atendimentos por mês. Alguns dos
serviços mais procurados são atualização e emissão de Documento de Arrecadação
Estadual (DAE), senha de internet, emissão de nota fiscal avulsa e consultas
cadastrais.
O atendimento a distância
envolve os serviços do site e do call center (0800 071 0071) e recebeu em 2013
uma média de 10,5 mil ligações por mês, parte delas direcionadas para a Unidade
de Resposta Audível – URA - gravação eletrônica) e outra recepcionada pelos
atendentes.
O site disponibiliza para os
contribuintes 113 serviços da Fazenda Estadual, incluindo emissão de DAE,
alteração cadastral, baixa de inscrição estadual, autorização de impressão de
documento fiscal (AIDF), consultas do IPVA, entrega de Declaração e
Apuração Mensal do ICMS, Declaração de Movimento Econômico (DME), entre outros.
12/05/14
Faz/is
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