19 de agosto de 2013

Membros da Comissão da Verdade na Bahia tomam posse no dia 20

Os membros da Comissão da Verdade do Estado da Bahia serão empossados pelo governador Jaques Wagner na terça-feira (20), às 9h30, no Salão de Atos Baiana do Acarajé, na Governadoria (CAB).
Com o objetivo de auxiliar a Comissão Nacional da Verdade, a comissão estadual vai apurar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no período de 1946 a 1988, para contribuir com a efetivação do direito à memória e à verdade histórica e com a promoção da reconciliação nacional. 
Integram a comissão Amabília Vilaronga de Pinho Almeida, Antônio Walter Pinheiro, Carlos Navarro Filho, Dulce Tamara Lamego Silva e Aquino, Jackson Chaves de Azevedo, Joviniano Soares de Carvalho Neto e Vera Christina Leonelli.  Eles serão oficialmente investidos de poderes para levantar as informações relacionadas às mortes e desaparecimentos ocorridos, especialmente no período de 1964 a 1985, ouvindo vítimas e promotores dos abusos e buscando documentos desconhecidos.
A comissão, criada pelo Decreto 14.227, de 10 de dezembro de 2012, alterado pelo Decreto 14.483, de 17 de maio de 2013, tem um prazo de dois anos para apresentar relatório que permita à sociedade o conhecimento dos detalhes do regime que oprimiu e violou direitos. Também deve fazer recomendações que visem aprimorar as instituições do Estado, principalmente as que lidam com a segurança pública.


Nenhum comentário:

Postar um comentário