19 de agosto de 2013

Agricultores de Prado recebem apoio da CAR para renovar lavoura cacaueira


Os agricultores familiares do Assentamento Santa Fé, no município de Prado, extremo sul do estado, participaram, no fim de semana, de um dia de campo voltado à qualificação das técnicas para plantio e manejo de mudas selecionadas de cacau. A iniciativa integra as atividades da ação Cacau para Sempre, coordenada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de dir, no âmbito do programa estadual Vida Melhor.
O evento, que permitiu um intercâmbio de experiências entre produtores de cacau dos assentamentos Santa Fé e Unidos para Vencer, foi realizado através da parceria com o Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Extremo Sul da Bahia – Terra Viva, dentro do projeto Cabrucas Familiares. A instituição é uma das sete entidades conveniadas com a CAR, com a finalidade de realizar assessoria técnica para a renovação da lavoura de cacau baiana.
O vice-presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Santa Fé, Isaías de Jesus, já pode contabilizar os resultados dessa parceria. Ele conta que desde o início do trabalho, em 2012, muitos assentados foram beneficiados, recebendo orientações de assessores técnicos sobre o manejo correto da lavoura do cacau. A aprendizagem incluía o uso de técnicas de roçagem, adubação orgânica e poda. “Já posso ver o resultado desse trabalho. Antes, eu só colhia uns 12 quilos de cacau e, agora, já consigo colher 28 arrobas”, ressaltou Isaías.

Requalificação - Segundo o técnico do programa Vida Melhor/CAR, em Itabuna, Anderson Afonso, o dia de campo, que possibilita aos agricultores familiares exporem suas dúvidas e compartilhar experiências, é uma das etapas da ação Cacau para Sempre. A iniciativa prevê a requalificação de técnicas de manejo e plantio de mudas de cacau mais resistentes, o que favorece a recomposição das lavouras de cacau na região.
Outras espécies nativas para diversificar a lavoura

De acordo com o coordenador técnico do Projeto Cabrucas Familiares, da Terra Viva, André Pinheiro, é necessário incentivar a diversificação de espécies das áreas de cabruca, mantendo o foco no cacau, mas inserindo outras espécies nativas frutíferas, como a banana e o açaí, para aumentar a sustentabilidade. A entidade é responsável pelo atendimento de cerca de 460 agricultores familiares de 19 comunidades rurais nos municípios de Prado, Jucuruçu, Itamaraju, Guaratinga e Itanhém, localizados do Extremo Sul baiano.
 A ação Cacau para Sempre conta com a parceria de entidades que já realizam trabalhos consolidados com agricultores familiares que se encontram em situação de pobreza. Desde o início da ação, já foram distribuídas cerca de 350 mil mudas de cacau clonal, cacau seminal, frutíferas e essências florestais para recuperação do sistema cacau cabruca e implantação de sistemas agroflorestais.

Comunidades - Nessa ação, são atendidas comunidades rurais, aldeias indígenas, remanescentes de quilombos e assentamentos de reforma agrária dos Territórios Extremo Sul, Litoral Sul, Baixo Sul, através de recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza Rural (Funcep).
A ação é uma parceria entre a CAR, a Superintendência de Agricultura familiar (SUAF), da Secretaria da Agricultura do Estado, da EBDA, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) e UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário