11 de outubro de 2012

Centrais sindicais pedem ao governador a saída da Bahia do Horário de Verão


Representantes das seis maiores centrais sindicais do País entregaram, nesta quarta-feira (10), ao governador Jaques Wagner, na Governadoria (Centro Administrativo da Bahia), em Salvador, um documento no qual defendem que a Bahia fique de fora do Horário de Verão, que começa no próximo dia 21 de outubro e vai até 17 de fevereiro de 2013. Os dirigentes das centrais solicitaram a exclusão definitiva do estado no alinhamento do horário com o Sul e Sudeste.

Os sindicalistas, representando as principais categorias profissionais – operários da construção civil, empregadas domésticas, rodoviários e químicos, dentre outras –, argumentaram junto ao governador que o horário é prejudicial aos trabalhadores, que têm de acordar na madrugada, quando ainda é noite, para chegar ao trabalho, tornando a jornada mais cansativa e, portanto, mais propensa a acidentes de trabalho, além de alterar o período de alimentação.

Ao receber o documento dos sindicalistas, o governador informou que analisará o pedido e que vai consultar o Ministério das Minas e Energia sobre as medidas que o Estado deverá tomar caso decida pela não adesão ao Horário de Verão.

O governador disse, ainda, que encomendou uma pesquisa para avaliar a opinião da população sobre o Horário de Verão, e, com base nestas consultas, tomará uma decisão definitiva sobre o assunto.

Assinam o documento a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e Nova Central Sindical dos Trabalhadores.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário