9 de outubro de 2012

Iniciado processo de implantação da Barragem do Rio Colônia


O governo estadual, por meio da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), iniciou o processo de implantação da Barragem do Rio Colônia, na região de Itabuna. A abertura das propostas submetidas à licitação será realizada nesta quarta-feira (10). O eixo para construção da barragem fica a cerca de 800 metros da localidade de Estiva, no município de Itapé.

Com orçamento estimado em R$ 70,9 milhões, a implantação tem por principais objetivos prover o abastecimento de água da cidade de Itabuna e contribuir para controlar parcialmente as enchentes do Rio Cachoeira, que inundam o município. A barragem conterá 42% da vazão máxima efluente.

A Barragem do Rio Colônia ocupará uma área de 1.621 hectares, com altura de 19 metros e capacidade para armazenar 62 milhões de metros cúbicos de água, o que vai garantir uma vazão de 1.400 litros por segundo.

A obra será monitorada pela Casa Civil do Governo do Estado. Segundo o secretário Rui Costa, ela é de grande importância para esta região, pois, além da cidade de Itabuna, abastecerá os municípios de Itapé e Ibicaraí, beneficiando diretamente cerca de 230 mil pessoas.

 

vas/om         9.10.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário