Cinco monumentos conhecidos como os mais importantes do Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador, serão os destaques do projeto de iluminação cênica que o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), da Secretaria de Cultura (Secult), começa a desenvolver neste segundo semestre.
O projeto beneficiará a Catedral Basílica, com 179 luminárias, a Faculdade de Medicina – a primeira do Brasil – com 87, a Igreja de São Domingos, com 69, a Igreja de São Pedro dos Clérigos, com 65, e a Igreja do São Francisco – famosa por ter cobertura interna com lâminas de ouro –, que ganhará 199 luminárias.
A ideia é ressaltar as linhas e estilos arquitetônicos das construções seculares, incorporando sombras e texturas como elementos de composição e contraste, para um impacto cênico ainda maior para quem visita o Pelourinho à noite.
O investimento está avaliado em cerca de R$ 2,5 milhões, do Tesouro Estadual. A empresa executora, vencedora de licitação pública, é a Neoluz Projetos e Engenharia Ltda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário