19 de julho de 2012

Agricultura Familiar na Bahia terá certificação do Ibametro


O Selo da Agricultura Familiar, criado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri), com reconhecimento estadual e aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), pode ter a chancela do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro).
A Bahia é o estado que possui o maior contingente desse setor no Brasil, com 665.831 empreendimentos familiares, o que corresponde a 87% dos estabelecimentos agropecuários do estado, 15% de toda agricultura familiar do País e responsável por 11% PIB baiano. Cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa do consumidor são oriundos desse segmento.
A certificação pelo Ibametro do Selo da Agricultura Familiar irá também agregar valor ao certificado de responsabilidade social, que hoje é conferido aos hotéis e restaurantes que compram pelo menos R$ 6 mil por ano de produtos da agricultura familiar.
Além disso, a medida fortalece o mercado interno, aprimora os processos de gestão e agrega valor às marcas. Entre os núcleos pensados inicialmente estão o café da Chapada Diamantina, por várias vezes vencedor de concursos nacionais como o melhor café da Bahia, a fruticultura e o sisal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário