3 de agosto de 2012

Festival em homenagem ao centenário de Jorge Amado movimenta Ilhéus

Um dos principais destinos turísticos da Bahia, a cidade de Ilhéus, localizada no sul do estado promove durante nove dias (4 a 12 deste mês), o Festival Amar Amado, em homenagem ao centenário do poeta e escritor Jorge Amado. O evento tem apoio da Bahiatursa e extensa programação, que inclui ciclos literários, shows, palestras, peças teatrais, filmes, cursos e saraus.
As atividades, gratuitas, serão realizadas no Quarteirão Jorge Amado, nos prédios históricos, no centro de convenções Luís Eduardo Magalhães, nas ruas e avenidas da cidade. A abertura oficial será neste sábado (4), às 17h, com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda.
De acordo com a organização do evento, um sarau na Praça Pedro Matos e visitação à Exposição ‘Orixás’, de Osmundinho Teixeira, na Casa de Cultura, darão inicio à programação do festival, a partir das 16h.

         O público também poderá conferir a exposição ‘Amadas Paisagens - um encontro entre artistas’ e o painel fotográfico ‘O Amado e Eu’, na galeria do Teatro Municipal, onde também haverá a partir das 19h, programação musical, com a apresentação da Orquestra Afro Sinfônica.
Duas horas depois, no palco montado na Praça da Catedral, o cantor e compositor Moraes Moreira realiza um show. Ainda compõe a grade de programação artistas como Margareth Menezes (dia 9), Caetano Veloso (10) e a família Caymmi (11). 
A programação consta também da exibição de filmes como ‘Quincas Berro d’Água’, ‘Capitães da Areia’, ‘Jardim das Folhas Sagradas’, ‘Barravento’, ‘Esses Moços’, ‘Filhos de João’ e ‘O Admirável Mundo Novo Baiano’, além de um guia gastronômico, onde restaurantes, bares, e cafés servirão as melhores receitas de Jorge Amado. Mais detalhes estão no site www.festivalamaramado.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário