5 de junho de 2012

Bahia se destaca nos esportes de luta e campeão Júnior Cigano visita Governadoria


O lutador de Mixed Martial Arts (MMA) e campeão mundial do UFC, Júnior Cigano, acompanhado de sua equipe, foi recebido pelo governador Jaques Wagner nesta terça-feira (5), na Governadoria. O atleta, que treina na Bahia, defendeu o título mundial no final do mês passado.
Segundo o governador, a juventude se motiva a seguir o exemplo de um ídolo. “Uma palavra do Júnior Cigano chega muito mais fácil ao coração dos meninos do que a nossa. Por isso, a imagem é tão importante para as campanhas que colocam o esporte como elemento de educação contra as drogas ou no combate à dengue, por exemplo”.
Para Cigano, treinar na Bahia foi fundamental para que se tornasse campeão. “Aqui, conheci o professor Yuri Carlton, que me levou para treinar com Luís Dória. Gosto de ter pessoas boas ao meu lado e elas estão na Bahia, onde treinei para ganhar e defender o cinturão”.
O lutador disse ser contra o uso de substâncias ilegais no esporte. “Eu não uso nada. Quero lutar contra quem também não usa. Eu sou campeão e posso falar claramente que nunca usei nada disso”.

Bolsas - O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, disse que a Bahia é campeã nos esportes, principalmente nas modalidades de luta. Segundo ele, o Governo do Estado busca suprir a parte de infraestrutura e, para o indivíduo, oferece bolsas, por meio do Faz Atleta, por exemplo.
“Nossa expectativa, agora é trazer uma luta do UFC para a Bahia. A organização do evento já visitou três possíveis áreas na região, e estamos retomando a discussão para programar uma destas lutas para cá”, enfatizou Vasconcelos.
Outra modalidade de luta, o judô brasileiro terá, na Bahia, um centro de treinamento de excelência. Segundo o secretário, o projeto está pronto. “Temos R$ 12 milhões do Ministério dos Esportes e um convênio em andamento com a Confederação Brasileira de Judô”.
O Governo do Estado também finaliza uma negociação com a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, para promover, com Cuba, país de excelência no boxe, um intercâmbio de atletas.

05.06.12
Grr/is

Nenhum comentário:

Postar um comentário