26 de abril de 2016

Ibicaraí inicia vacinação contra a Gripe H1N1


Texto: Arnold Coelho | Internet - Foto: uol.com.br
A Secretaria Municipal de Saúde de Ibicaraí e a Vigilância Epidemiológica avisam a população que já teve início a vacinação contra a Gripe H1N1 - Influenza, em Ibicaraí e nos distritos. A princípio a vacina está sendo aplicada nos grupos de risco, que são: crianças com até 6 meses ou menores de cinco anos; adultos maiores de 60 anos; gestantes; mulheres pós-parto e profissionais da Saúde.

Segundo a enfermeira e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Priscila Araújo, o ápice da vacinação será no próximo sábado, 30, 'Dia D' da vacinação em todo o Brasil. "Em Ibicaraí teremos vacina nas onze Unidades Básicas de Saúde (UBS) e vacinaremos também nos distritos. A vacinação terá início às 08:00h e tem previsão para acabar as 17:00 horas. Nossa meta é vacinar mais de cinco mil pessoas dentro desses grupos de risco. Quanto a zona rural, a campanha terá início na próxima semana", disse Priscila.
A coordenadora pede a compreensão e paciência de todos os que a princípio ficarão de fora dessa etapa da vacinação, e solicita que as pessoas que estão dentro desses grupos de risco procurem uma Unidade Básica de Saúde (próxima da sua casa), munidas do Cartão de Vacinação.

GRIPE H1N1
A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1, um subtipo do influenza vírus do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.
O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Experiências recentes indicam que esse vírus não é tão agressivo quanto se imaginava.
Segundo a OMS e o CDC (Center for Deseases Control), um centro de controle de enfermidades nos Estados Unidos, não há risco de esse vírus ser transmitido através da ingestão de carne de porco, porque ele será eliminado durante o cozimento em temperatura elevada (71º Celsius).

SINTOMAS
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais. A pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço, (também podem ocorrer vômitos e diarreia) deve procurar imediatamente uma UBS.

RECOMENDAÇÕES
Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus, o Center Deseases Control (CDC) recomenda:
* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
* Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;

* Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário