28 de abril de 2016

Encontro discute avanços e desafios da Educação Indígena


Pesquisadores e escritores indígenas socializaram experiências com profissionais da educação, nesta quinta-feira (28), em atividade que teve como tema ‘Abril Indígena pen¬sando onde es¬tamos e onde po¬demos e pre¬ci¬samos chegar’. A roda de conversa sobre políticas públicas da educação indígenas ocorreu no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador.

A atividade integra uma série de colóquios interativos que serão promovidos pela secretaria, em 2016, para que profissionais da educação e convidados compartilhem suas pesquisas em diferentes áreas do conhecimento. A rede estadual de ensino na Bahia atende a 8.468 estudantes indígenas de 16 etnias em 130 comunidades.

Neste primeiro encontro, que teve como foco a Educação Indígena, o pesquisador Taquary Pataxó, da aldeia Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no extremo sul, citou a fala do cacique Lázaro Kiriri, da aldeia Midandela, no município de Banzaê (região norte) sobre educação. “Ouvi dele uma coisa que norteia a minha vida, que a educação que queremos é uma educação onde podemos ser doutor sem deixar de ser índio”.

Saberes e modo de vida


Para Taquary, a frase retrata as bases de uma educação que deve considerar os saberes e o modo de vida dos povos indígenas. Nesse sentido, ele ressaltou algumas conquistas da educação indígena no estado. “A implantação da categoria de professor indígena e a formação continuada são grandes avanços, [porém] ainda [são necessárias] mais políticas públicas que atendam a realidade, fazeres e conhecimentos tradicionais”. Ele destacou a luta permanente dos povos indígenas contra o preconceito e pela valorização da cultura indígena.

O escritor indígena Daniel Munduruku disse que a população indígena é o principal foco de resistência da identidade brasileira, e os avanços foram obtidos a partir dessa mobilização. Segundo ele, “o governo estadual tem voltado seus olhos para as demandas dos povos indígenas criando políticas públicas e programas de assistência não somente na educação, como também na saúde e economia indígena, que resultam dessa movimentação”.

O cacique Wekanã Pataxó, da aldeia Pequi, localizada no município de Prado, na região sul, reconhece os avanços da Educação Indígena. “O magistério e a licenciatura indígenas são exemplos [...] que devem ser levados adiante”.

Conto ‘Roubo do Fogo’

A atividade teve apresentações das servidoras e pesquisadoras da educação indígenas Sonja Ferreira e Valuza Saraiva. O grupo de teatro Vilavox dramatizou o conto ‘Roubo do Fogo’, do escritor indígena Daniel Munduruku.

“O conto trata de uma tradição Guarani a respeito do surgimento do fogo [em que] um indiozinho consegue despistar os urubus, que foram até o sol pegar brasas e acabam levando uma para a aldeia, mostrando que, qualquer um que vá à luta pode ser um vencedor”, explicou a atriz Diane Ramos. 




Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário