29 de abril de 2016

Vacinação contra a gripe H1N1 será realizada até o dia 20 de maio em Floresta Azul



Texto: Ascom Floresta Azul  -  Foto: www.arqnit.org.br

A Prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Saúde, avisa a população que devido ao fracionamento de distribuição da vacina contra a Gripe H1N1 (Influenza), pelo Ministério da Saúde e o Estado da Bahia, Floresta Azul não fará o 'Dia D' no próximo sábado, pois está recebendo as vacinas em pequenas cotas semanais, assim como a maioria das cidades e estados do Brasil.


Segundo a secretária municipal de Saúde, Domilene Borges, até o momento o município de Floresta Azul recebeu apenas 32% do total das doses. "Dessa forma, não teremos vacinas suficientes para realizar o 'Dia D' da campanha no próximo sábado, 30 de abril. Sabendo que o período da campanha irá até o dia 20 de maio, e visando garantir a oferta da vacina à população, as unidades de saúde da família do município permanecerão vacinando durante todos os dias da semana. Vale lembrar que a vacina será ofertada exclusivamente aos grupos prioritários, que são: crianças com até 6 meses ou menores de cinco anos; adultos maiores de 60 anos; gestantes; mulheres pós-parto com até 45 dias; profissionais da Saúde; povos indígenas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis (com comprovação médica)", disse Domilene.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, até o momento o município de Floresta Azul já vacinou 820 pessoas, o que corresponde a 30% da população a ser vacinada.

Gripe H1N1 e sintomas
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar.
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais. A pessoa que apresentar febre alta, acima de 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço, deve procurar imediatamente uma unidade básica de saúde.

Medidas de prevenção

 - Higienizar as mãos com frequência;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;
- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;
- Evitar visitas a hospitais;

- Ventilar os ambientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário