11 de outubro de 2015

Assistência Social, NASF e AMI fazem ação voltada para o idoso de Floresta Azul


Texto e fotos: Ascom FA | NASF | AMI
Na última terça-feira, 06 de outubro, aconteceu a abertura da semana em comemoração ao Dia do Idoso. O evento foi realizado pela prefeitura de Floresta Azul em parceria com a Secretaria de Assistência Social e contou com a participação da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A ação foi no prédio da Assistência a Melhor Idade (AMI), e a coordenadora do AMI, Roselis Barros, convidou a equipe do NASF para realizar as oficinas com os idosos.

No primeiro momento o educador físico Cyro Carvalho realizou uma atividade para descontração e integração com muita animação; após esse momento a fisioterapeuta Maíra Cardoso comandou uma oficina intitulada ‘Brilhando Como Estrelas’, que contou com a participação de todos, fazendo com que os idosos identificassem suas qualidades e descobrissem o quanto são importantes para seus familiares e para a sociedade.
Os idosos, num terceiro momento, assistiram a um vídeo sobre autoestima e a psicóloga Juliana Freitas fez uma breve discussão sobre o tema. Ao final assistiram outro vídeo com uma mensagem bíblica que falava sobre o amor. Na oportunidade, além de todas as brincadeiras, animação e descontração, houve sorteios de brindes, lanche, música e dança. Também estiveram presentes ao evento o nutricionista Leonardo Simas, o fisioterapeuta Fábio Cardoso e toda a competente equipe do AMI, que sempre acolhem com muito carinho os idosos e todas as pessoas que ali chegam.

         Segundo a fisioterapeuta Maíra Cardoso, essas ações são de grande importância para elevar a autoestima dos idosos, favorecendo a saúde e a auto realização, visto que a grande maioria tende a sentir-se sós e carentes, principalmente aqueles que os filhos já não mais residem na mesma casa. “O idoso sozinho desenvolve a Síndrome do Ninho Vazio.  Na casa que antes era cheia de vozes, o silêncio passa a reinar. Não tem como evitar, este é o ciclo da vida. E nós, profissionais, seja de Saúde ou do Social, precisamos estar atentos e não deixar que o idoso se deprima, pois uma baixa autoestima pode causar medos, insegurança, depressão, dificuldades interpessoais, exclusão, entre outras coisas", finalizou Maíra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário