3 de julho de 2015

Escolas da rede estadual voltam às aulas com maior participação dos estudantes e familiares


Mais de 900 mil estudantes da rede estadual voltarão às aulas nesta segunda-feira (6). O retorno vem acompanhado de novos desafios, propostos pelo Governo da Bahia, no programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. O foco é a melhoria da qualidade da educação pública por meio da participação de todos os setores da comunidade escolar.

Os estudantes passam a ter mais direito à voz na gestão escolar com a eleição de cerca de 20 mil líderes de classe que, agora, no segundo semestre, iniciam sua participação como representantes de turma de cada uma das salas de aula das escolas da rede estadual.


O programa Educar para Transformar também quer ampliar a participação das famílias nas escolas neste segundo semestre, com a eleição do Colegiado Escolar. A Secretaria da Educação do Estado está convocando os pais e responsáveis a procurarem as escolas dos seus filhos, no período de 6 a 10 de julho, para participar do processo eleitoral. O Colegiado é formado pelo diretor da escola e representantes dos professores, funcionários, estudantes e também das famílias. A eleição está marcada para acontecer de 21 a 24 de julho.

“A participação dos pais, familiares e estudantes é fundamental para fortalecer a gestão democrática nas escolas públicas. Juntos, eles podem contribuir para melhorar a educação”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, destacando que tanto os estudantes líderes de classe como os familiares no Colegiado podem acompanhar e participar das ações pedagógicas e administrativas da escola. Ele informa que a sociedade também pode participar, conferindo, por exemplo, o sistema Transparência na Escola, que permite a qualquer pessoa acompanhar o recurso financeiro e os gastos realizados por cada escola.

Enem 

A Secretaria da Educação está disponibilizando aulas de reforço e materiais de apoio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Portal da Educação. As provas do Enem acontecem nos dias 24 e 25 de outubro.

Fonte: Secom-Ba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário