30 de junho de 2015

Programa de intermediação de mão de obra autônoma será ampliado


Criado para ser um mecanismo eficiente de intermediação entre os profissionais autônomos e as pessoas que necessitam do trabalho de profissionais das áreas de carpintaria, faxina, lavanderia, pintura, congelamento de alimentos, jardinagem, entre outros, o Serviço de Intermediação para o Trabalho Autônomo (Patra) será ampliado. 

A informação foi divulgada pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, nesta terça-feira (30). Segundo ele, a meta do Governo do Estado é aprimorar o Patra. “É um serviço muito importante para a sociedade. Para se ter uma ideia, temos 800 profissionais cadastrados e, entre os anos de 2007 e 2014, foram feitos 853 mil atendimentos”.


Atualmente, para se cadastrar no serviço ou solicitar um profissional, é preciso ir à unidade do SineBahia mais próxima. Segundo Álvaro Gomes, uma nova ferramenta está sendo desenvolvida, em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), para tornar possível a contratação dos serviços também pela internet. “Estamos trabalhando diuturnamente para que possamos oferecer à população baiana um serviço de qualidade, que possa proporcionar grandes benefícios e, ao mesmo tempo, gerar renda”.
A intenção é que profissionais liberais com graduação em áreas como engenharia, jornalismo, enfermagem, fisioterapia, entre outras, também possam ter seus serviços solicitados junto ao Patra. Como os outros profissionais já cadastrados, explica o secretário, “eles precisam apresentar documentos, antecedentes criminais, ser qualificados e ter referência para oferecer um bom serviço à população”.

Requisitos 
Os profissionais que trabalham por intermédio do Patra precisam ter, no mínimo, 12 dias disponíveis no mês para alcançar a renda mínima de R$ 960, o equivalente a R$ 80 por diária. Para se cadastrar, é indispensável a comprovação profissional na carteira de trabalho, duas cartas de referência, no mínimo, e comprovação do recolhimento ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Após apresentar a documentação, o trabalhador é submetido a uma prova simples de conhecimentos gerais. Se aprovado, ele passa por avaliação psicológica e treinamento, que inclui orientações sobre a forma de se vestir e conversar no ambiente de trabalho e, quando necessário, a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPI). A pontualidade é outro item ressaltado durante o treinamento. 

Aumento da renda 

Moradora do bairro do Saboeiro, em Salvador, a diarista Fátima Matos da Silva, 44 anos, está cadastrada no Patra desde 2012. De acordo com a profissional autônoma, ter a mão de obra intermediada pelo SineBahia contribuiu para que ela aumentasse a renda. “Estou construindo outra casa em cima da onde moro. Eu trabalho mais e ganho mais. Tenho um lazer melhor. Não tenho do que reclamar. O Patra é a porta”. 
Outras informações podem ser obtidas no Portal do Trabalho ou pelos telefones do SineBahia (71) 3117-2828/2831 (Salvador); (71) 3378-1284 (Lauro de Freitas); (75) 3614-1999 (Feira de Santana); (73) 3526-4864 (Jequié); (74) 3611-7345 (Juazeiro); (77) 3427-2143 (Vitória da Conquista); e (74) 3541-3860/2367 (Senhor do Bonfim). 


Fonte: Secom-Ba.

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