29 de maio de 2015

Secretaria de Educação de Ibicaraí promoveu reunião para adequação do PME ao PNE



Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima

A Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria de Educação, realizou uma reunião com professores, diretores e coordenadores da Educação local na manhã da última quarta-feira, 27, no Salão Nobre da Ordem dos Advogados do Brasil-Bahia (OAB) para adequação do Plano Municipal de Educação (PME) ao novo Plano Nacional de Educação (PNE). A reunião teve início às 09:30h e terminou às 13:00h.

A Coordenadora Geral de Educação, Dionei Cavalcante, iniciou os trabalhos com o canto do Hino Nacional e de Ibicaraí. Em seguida foi formada a mesa com o secretário de Educação, Uildo Batista; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Rosália Reis; a presidente do Sindicato, Glaudinéa Moraes; o presidente da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, Jesseone Santos Carvalho (Ceone) e a Diretora de Formação Sindical II da APLB da Bahia, Hércia Azevedo da Silva.
O secretário de Educação do município, Uildo Batista, falou da adequação do novo PNE e a necessidade da adequação do PME, que tem um prazo limite para a entrega. “O objetivo dessa reunião é avaliar as metas com os respectivos gráficos, indicadores e justificativas do plano em vigência, em conjunto esse corpo docente para chegarmos a um denominador comum. Avançamos muito nesses cinco anos de vigência do PME, mas, com as mudanças do novo PNE, precisamos nos adequar, pois todos os municípios têm até o dia 25 de junho desse ano para apresentar o plano, de acordo com a Lei Federal n° 13.005/2014, de 25 de junho de 2014”, disse o secretário.  
Na oportunidade foi criada uma comissão para a adequação das metas de estratégia para o novo Plano Municipal de Educação (PME) que valerá por 10 anos, de 2015 a 2025.
Estiveram presentes também na reunião o Grupo Colaborativo, constituído por Karina Rocha, Iaciara Dias e Silvana Gomes. Vale ressaltar que o novo plano tem o apoio técnico do Programa de Apoio à Educação Municipal (PROAM) e do Conviva Educação.

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - PNE
O novo PNE foi aprovado pelo Congresso Nacional, dando origem a Lei n° 13.005/2014, este novo PNE foi aprimorado e inovado, tendo um perfil mais objetivo, trazendo estatísticas, o que facilitará seu cumprimento e fiscalização, como também abre maior espaço para debates entre as escolas, comunidades e profissionais da área.
As principais diretrizes do PNE que precisam ser adequadas ao PME são: a erradicação do analfabetismo, universalizando o atendimento escolar tendo que superar as desigualdades educacionais além de melhorias na qualidade do ensino. É preciso também investir, formar e valorizar profissionais, aplicando da melhor forma possível os recursos públicos da Educação, ampliando as áreas tecnológicas e científicas trabalhando a sustentabilidade socioambiental além de propagar a igualdade, respeito à diversidade, ampliar a gestão democrática da educação.

COMISSÃO ESCOLHIDA EM IBICARAÍ DE ACORDO COM O DECRETO Nº110, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2014:

ROSÁLIA REIS SILVA DE OLIVEIRA – Presidente do Conselho Municipal de Educação;
YANNA BISPO MOREIRA – Representantes de Alunos;
ROBERTTA MONALISA DE AZEVÊDO SANTOS - Representante do Colegiado Escolar;
CRISTIANA CONCEIÇÃO DO NASCIMENTO SILVA - Representante das Diretoras de Escolas da Rede Pública;
UILDO BATISTA OLIVEIRA - Secretário Municipal de Educação;
KARINA ROCHA SANTOS – Representante de Professores
GLAUDINÉA BISPO DOS SANTOS MORAES – Representante do Sindicato dos Professores;
ANDRÉIA MARIA BARROS FREITAS – Representante do Ensino Superior;
MARIA TEREZINHA CORREA SANTOS – Representante das Escolas Privadas;
ANTÔNIO NARCISO LEAL – Representante do Conselho do FUNDEB;

KLAUS DE OLIVEIRA MARTINS PINHEIRO FARIAS - Representante do Poder Legislativo Municipal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário