27 de abril de 2015

Secretaria de Agricultura recebe sementes para a Agricultura Familiar em Ibicaraí


Texto e fotos: Arnold Coelho
A Secretaria de Agricultura de Ibicaraí recebeu do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Agricultura (Seagri) e a Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), 800 quilos de sementes (400 de milho e 400 de feijão) do Programa de Distribuição de Sementes (Safra Inverno 2015). Esse Programa beneficia diretamente os territórios de identidade Litoral Norte, Agreste Baiano, Portal do Sertão, Recôncavo, Litoral Sul e Extremo Sul.
As sementes estão provisoriamente no prédio da prefeitura e serão entregues no dia 8 de maio (sexta-feira), quando será inaugurada a sala da Secretaria de Agricultura do município, no anexo da rodoviária. De acordo com o secretário de Agricultura, José Alves de Souza (Louro), a ideia é convidar em torno de 100 agricultores para um café da manhã, onde será mostrada a sede da Secretaria e entregue as sementes. Cada agricultor receberá quatro quilos de sementes (dois de milho e dois de feijão).


Programa Semeando
O objetivo da distribuição é disponibilizar insumos produtivos (sementes) à Agricultura Familiar nas safras de inverno até que este ciclo se torne autossustentável. A distribuição faz parte do programa ‘Semeando’, que consiste de ações articuladas para aumentar a produção e a produtividade das propriedades rurais, resultando em ampliação da renda, além de segurança alimentar e nutricional das famílias.

“Essas sementes chegaram graças ao esforço do presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural de Ibicaraí, Osaná Crisóstomo, e do Diretor de Meio Ambiente, Álvaro Caldas. Tenho recebido também o total apoio do professor Soares Neto, que não mede esforços para ajudar o homem do campo. Estamos conseguindo mudas de cacau para beneficiar as famílias que vivem na zona rural e que são cadastradas na Secretaria de Agricultura. O prefeito Lenildo Santana tem me cobrado diariamente ações no meio rural. A Agricultura é uma secretaria de poucos recursos e muito trabalho”, disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário