Texto e Fotos: Ascom Floresta
Azul | Infraestrutura
A Prefeitura de Floresta Azul,
através da Gerência de Infraestrutura e dos gerentes Plínio Oliveira e Antônio
Carlos, iniciaram na última quinta-feira, 24, uma Operação Limpeza por toda a
cidade e o distrito de Santa Terezinha (Coquinhos). No total foram retirados
das ruas mais de 15 caminhões de lixo seco e molhado, resto de poda, limpeza de
quintal e bastante entulho de resto de construção. A estimativa da equipe é de que
foram coletados nos últimos dias algo em torno de 50 toneladas de entulho por
toda a cidade.
“Essa Operação Limpeza é feita
constantemente na cidade para a retirada de todos os entulhos que vão sendo deixados
pelos moradores. Já estamos há quase uma semana retirando entulhos,
principalmente de resto de construção. Foi preciso mobilizar parte da equipe de
Infraestrutura, além do uso da nova caçamba e a retroescavadeira para limpar a cidade”, disse Plínio.
ENTULHO
A prefeitura informa que
esse tipo de coleta não é de sua responsabilidade, pois o cidadão que faz uma
poda, limpa um quintal ou faz uma reforma em sua residência tem a obrigação de
deixar o entulho produzido no “antigo lixão” ou futuro aterro sanitário.
Cidades maiores já funcionam dessa forma, existem leis que obrigam o cidadão a
dar fim ao seu entulho, que precisam deixar na área destinada pela prefeitura
ou contratar uma empresa particular para fazer a retirada.
“É preciso que a população
tenha consciência que o setor de limpeza da Prefeitura só é responsável pelo
lixo doméstico produzido diariamente. Nós já fazemos essa Operação Limpeza há
alguns anos para não deixar as ruas intransitáveis, mas isso gera custo com
combustível, manutenção de máquina, além da mão de obra e ainda atrapalha o
cronograma de trabalho da nossa equipe na zona rural. Por isso escolhemos fazer
essa ação na cidade em períodos chuvosos, quando não podemos atender o meio
rural”, disse a prefeita Dra. Sandra.
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