29 de julho de 2014

Secretaria Municipal de Saúde de Floresta azul inicia campanha de prevenção à Hanseníase



Texto e foto: Ascom Floresta Azul | Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Floresta Azul, através das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), iniciou segunda-feira (28), a campanha de Luta Contra a Hanseníase e Geohelmintíases em estudantes de 5 a 14 anos do município. Os agentes de saúde das ESFs estarão fazendo visitas durante todo o período desta semana aos domicílios da sede e da zona rural, aos pacientes cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde do município.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar os moradores sobre hanseníase e as infestações de verminoses, quando será realizada uma busca completa para detecção de infestações de possíveis casos, e a administração, com previa autorização dos pais, de medicamentos contra verminoses nos alunos das escolas do município. Essa atividade será integrada entre a Vigilância Epidemiológica, Assistência Farmacêutica, Programa de Saúde na Escola – PSE e Secretaria Municipal de Educação, 28 agentes de saúde, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e acontecerá em todas as escolas municipais e estaduais.

A hanseníase – Essa doença é também conhecida como lepra. É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. Foi descoberta em 1873 por um cientista chamado Hansen.  O nome dado a ela é em homenagem ao seu descobridor.
A doença é curável, mas se não for tratada pode ser preocupante. Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente e existem várias campanhas para a erradicação da doença.


Sintomas - A hanseníase acomete primeiro a pele e os nervos periféricos e pode atingir também os olhos e os tecidos do interior do nariz. O primeiro e principal sintoma são o aparecimento de manchas de cor parda, ou eritematosas, que são pouco visíveis e com limites imprecisos.

Geohelmintíases - São verminoses ou parasitas que podem causar doenças. É muito comum em crianças e adultos que moram no campo ou na cidade, em bairros com falta de saneamento básico.
A transmissão é feita através de água não tratada ou frutas e verduras mal lavadas, carnes cruas ou mal cozidas, além das mãos sujas ou pés descalços, que podem contrair os ovos dos vermes.

Os sintomas são: dor de barriga com enjoos, fraqueza e tontura, vômito e diarreia, anemia, prisão de ventre e falta de apetite.
A forma de prevenir é lavar as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro, lavar os alimentos antes de comer, manter as unhas cortadas, usar água filtrada, fervida ou tratada para beber ou cozinhar e não andar descalço.

O exame, tratamento com acompanhamento médico e remédio são feitos gratuitamente, basta procurar a sua unidade de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário