Coelba já iniciou
o processo que agora chega a 43 municípios das regiões de Itabuna e
Ilhéus.
O processo de
leitura e faturamento da conta de energia vai mudar. A Coelba, empresa do Grupo
Neoenergia, está modernizando o sistema de coleta, processamento e impressão
dos dados mensais de consumo. A partir de 14 de abril, a fatura, em novo
formato, será entregue ao cliente imediatamente após a leitura do medidor em 43
municípios das regiões de Itabuna e Ilhéus.
A mudança
está ocorrendo de forma gradativa e já foi implementada para 320 mil
consumidores de 55 cidades, a exemplo de Acajutiba, Aporá, Entre Rios,
Esplanada, Alagoinhas, Inhambupe, Itaberaba e Santo Antônio de Jesus.
Essa nova etapa de implantação do novo sistema envolverá 740 mil clientes em 43
municípios das regiões de Itabuna e Ilhéus. Também fazem parte desta etapa
municípios da região de Eunápolis e Valença. As demais etapas irão obedecer a
um cronograma previamente definido das localidades a serem atendidas. A
implementação gradual abrangerá todo o Estado até dezembro de 2014.
A adoção do
novo procedimento está acontecendo simultaneamente na Coelba e nas demais
distribuidoras do Grupo Neoenergia – Celpe (PE) e Cosern (RN). Foram investidos
R$ 61 milhões na compra de equipamentos, capacitação dos profissionais
envolvidos e implantação de todo o sistema nas três empresas. Só na Bahia,
foram investidos R$ 30 milhões. Inicialmente, mais de 500 mil unidades
consumidoras atendidas pelo Grupo Neoenergia irão receber a fatura de forma
instantânea. Concluída as demais etapas, serão mais de 9 milhões de clientes a
contar com a emissão da fatura logo após a leitura.
O
novo sistema, na prática - Na prática, o novo sistema permitirá uma única visita mensal
ao cliente. O procedimento assegura maior agilidade e transparência no processo
de leitura e faturamento. Para fazer a coleta do consumo do cliente, os
leituristas irão utilizar um kit contendo coletor de dados e impressora térmica.
O
processo é simples: o leiturista irá inserir a leitura mensal e o sistema fará
o restante. O papel é especial, com proteção contra água que preserva os dados impressos. O novo formato da
fatura mantém todas as informações contidas na conta anterior.
Os
equipamentos serão rastreados 24 horas por dia. Caso um leiturista seja
assaltado, será enviado um comando que inviabilizará o aparelho para revenda e
bloqueará o acesso às informações. Ainda assim, o próprio equipamento enviará
sinal para o servidor com a localização geográfica de onde se encontra.
Sobre
a Coelba -
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia é a terceira maior distribuidora
de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de
energia fornecida. Nestes mesmos termos, ocupa a primeira posição entre as
concessionárias do Norte – Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios da
Bahia, a Coelba atende a mais de 14 milhões de habitantes em uma área de
concessão de 563 mil km2. Hoje, a empresa conta com mais de 5,3 milhões
de clientes, sendo 88% destes, clientes residenciais.
Coelba - Unidade de
Atendimento de Itabuna e Ilhéus
Adriana Teodório – ateodorio@coelba.com.br
(73) 3214-3553 e 9982-9215
Nenhum comentário:
Postar um comentário