21 de outubro de 2013

I Flora Bahia reúne mais de 20 expositores em Ilhéus

Mais de 20 expositores de municípios de várias regiões do estado participaram da I Flora Bahia, Feira Ecosolidária de Produtos Agroflorestais, encerrada na última sexta-feira (18) no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus.
Participaram do evento organizações da agricultura familiar dos territórios de identidade Litoral Sul, Baixo Sul, Médio Rio de Contas, Extremo Sul e Costa do Descobrimento e do Conselho da Indicação Geográfica Cacau Sul da Bahia.
Apoiado pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através do Edital 10/2012, que liberou um total de R$ 7 milhões para apoio às redes de economia solidária, o evento foi promovido pelo Instituto Cabruca, uma das organizações sociais selecionadas pelo governo baiano.
“A I Flora Bahia é excelente, porque, além de divulgar os produtos da economia solidaria, colabora com o desenvolvimento regional”, disse Áurea Lins, representante da Cooperativa de Apicultores da Região de Canavieiras. “Eventos como esse têm que acontecer mais vezes”.
O objetivo da feira foi justamente estimular o incremento da economia solidária no sul da Bahia e a criação de nichos de mercado para produtos regionais importantes, além da conservação da biodiversidade e da expansão da flora baiana.
A cultura regional também foi beneficiada com as apresentações de grupos afros e de capoeira, intervenções circenses, shows e outras atrações. No encerramento da feira, a principal atração da noite foi a banda regional Ethiopia Federation.

Coordenador da I Flora Bahia, pelo Instituto Cabruca, Cláudio Lyrio agradeceu à Setre por permitir a realização do evento com alto nível de excelência. “O primeiro passo para a formação da Rede de Produção Agroecológica do Sul da Bahia já foi dado. Tívemos aqui em Ilhéus um momento de troca de experiências e de consagração cultural significativo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário