26 de outubro de 2012

Obra rara é disponibilizada para download na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca


Em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a Biblioteca Virtual 2 de Julho disponibiliza para download o livro ‘A Batalha de Pirajá - 8 de novembro de 1822’, de Miguel Calmon Du Pin de Almeida, que compõe a coleção de obras raras e valiosas da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris).

A publicação é a transcrição de uma conferência apresentada por Miguel Calmon, em 8 de novembro de 1922, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, por ocasião do centenário da Batalha de Pirajá. O autor trata dos eventos que levaram a Bahia a declarar o rompimento com Portugal, aclamar D. Pedro imperador e ao confronto de Pirajá. O evento fez parte das comemorações do Centenário da Independência.

A Biblioteca Virtual 2 de Julho, visando facilitar o acesso da população brasileira à importantes documentos, disponibiliza em seu portal, para download, livros, documentos, vídeos, fotografias e periódicos.  Também podem ser acessadas exposições online, com conteúdos digitalizados do Arquivo Público do Estado da Bahia, como cartas, manuscritos e fotografias. Em cada exposição, o material de arquivo é disponibilizado, tendo sempre referências para ampliar a informação sobre os acontecimentos narrados.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980, com início em 23 de outubro e término no dia 29, sendo a última data consagrada ao Dia Nacional do Livro, pela Lei 5.191de 18 de dezembro de 1980.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário