1 de junho de 2016

Capacitação promove a continuidade de projetos educacionais no Sul da Bahia




O Instituto Natura, por meio da Rede de Apoio à Educação (RAE) em parceria com a Amurc e o Instituto Arapyaú está realizando, até sexta-feira, 3, nos municípios Sulbaianos, uma capacitação com servidores da Educação, com o objetivo de orientar gestores e técnicos sobre o Memorial de Gestão e o Projeto Trilhas.
De acordo com o coordenador do Projeto RAE, André Lopes, a continuidade das políticas públicas após as eleições municipais é o objetivo da Oficina Memorial de Gestão, “no qual, os secretários de educação e suas equipes estão tendo a oportunidade de registrar suas contribuições para a educação municipal dos últimos quatro anos”.
Nesta terça-feira, 31, a atividade reuniu técnicos de cidades circunvizinhas a Itabuna, que foram orientados sobre o preenchimento de dados levantados referentes ao setor da Educação: aspectos gerais da gestão, administrativa, pedagógica, democrática, transporte escolar, alimentação escolar, estrutura e documentação, pessoas e o Plano Municipal de Educação.

A iniciativa é parabenizada pelos próprios profissionais que atuam nos municípios, tendo em vista que as informações coletadas servirão para a próxima gestão. “Finalmente uma gestão terá informações da gestão anterior, que não é tradição em nossa região. Isso veio tranquilizar quem entra, pois vai saber onde encontrar as informações e, tranquiliza quem sai”, declarou o professor e técnico da secretaria de educação, Luiz Carlos.
O presidente da presidente da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana acredita no aproveitamento das boas ações pela gestão municipal, independente ser oposição ou não ao Governo. “É uma iniciativa que vai inovar a educação, porque é muito comum a gente se limitar apenas a questão do programa orçamentário no período de transição. Com esse Memorial a gente terá um documento que vai dizer além daquilo que temos de orçamento”, enfatizou o gestor.
Em outro momento, está sendo trabalhado o Trilhas - projeto de letramento e desenvolvimento da leitura dos alunos, no qual os técnicos estão sendo orientados sobre como trabalhar o material em sala de aula. “A ideia é replicar essa formação aos seus coordenadores, gestores e professores para que o material possa ser utilizado de uma maneira que os alunos desenvolvam o letramento e sejam alfabetizados”, destacou André.
Contribuição
O Polo Bahia da Rede de Apoio à Educação foi formado no ano passado, com o apoio da Amurc e o Instituto Arapyaú, visando incentivar e instalar o desenvolvimento e a adoção de melhores práticas da gestão e o êxito da aprendizagem de todos os estudantes.
Dentre os projetos desenvolvidos em 2015, e que segue de modelo para as próximas gestões, destaca-se a construção e a reformulação de quase 100% dos Planos Municipais de Educação e de Carreira do Magistério realizados pela empresa Constat Educação para os municípios associados a Amurc. A iniciativa assegura para a Administração Pública a possibilidade de estar com a carreira organizada na área da Educação para os próximos 10 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário