2 de junho de 2016

Final de semana com tempo quente e seco no interior e chuvoso no litoral da Bahia


Para esse primeiro final de semana de junho, as condições do tempo não deverão ter mudanças significativas, pois, com a persistência da massa de ar seco, as chuvas permanecerão escassas em grande parte da Bahia. Além de deixar o céu ensolarado, o predomínio dessa massa de ar também reflete nos índices de umidade, podendo chegar aos 30% em algumas regiões do estado, a exemplo do Oeste, São Francisco e Norte.

Vale lembrar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para o conforto humano seria de, no mínimo, 60%. Outro efeito dessa condição de tempo está nas temperaturas ,que se encontram elevadas, principalmente durante o dia, quando as máximas poderão chegar aos 36°C. Já durante a noite e nas primeiras horas da manhã, há uma queda significativa nesses valores, com mínimas atingindo os 16°C.

Na Chapada Diamantina e Sudoeste, a influência dessa massa é menor, o que deixa o céu parcialmente nublado a claro. Ainda nessas regiões são esperadas as menores temperaturas do estado, com mínimas podendo chegar aos 14°C. Essa condição de tempo frio e úmido aumenta a possibilidade de formação de neblina, sobretudo, durante a noite e nas primeiras horas da manhã. Com isso, requer maior atenção nesses horários.

Já nas regiões mais próximas ao litoral, a exemplo do Recôncavo, Nordeste e Sul, a umidade vinda do Oceano Atlântico continua favorecendo a formação de nebulosidade, mantendo o céu parcialmente nublado e com pouca possibilidade de chuva. As temperaturas nessas áreas se manterão mais amenas, com valores variando entre mínimas de 18°C e máximas de 33°C.

Para Salvador e região metropolitana, também é a umidade vinda do oceano a responsável por manter o céu parcialmente nublado, e as chuvas, se ocorrerem, serão de fraca intensidade e com maior frequência durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas também continuarão estáveis, com valores oscilando entre mínimas de 21°C e máximas 30°C.

Maré

Entre sexta-feira e domingo, a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre 2h às 4h e entre 14h às 16h, com valores variando de 2,1 a 2,9 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre 8h às 10h e entre 20h às 22h, com valores variando de 0,1 a 0,2 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a um metro.

Índice de Radiação Ultravioleta

Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) previstos para o período deverão variar de 07 a 09, o que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estão classificados nas categorias “Alta” e “Muito Alta”. Assim, a OMS recomenda cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente nos horários entre 10 às 16h, como: utilizar protetor/filtro solar, chapéus,/bonés, óculos escuros e roupas leves, minimizando, assim, danos à saúde, à pele e aos olhos.

Fonte: Ascom/Inema

Nenhum comentário:

Postar um comentário