Texto: Arnold
Coelho – Fotos: Antonio Lima
Atender bem é um princípio básico em qualquer instituição
de saúde. É fato que em saúde a prevenção é quase tão importante quanto o
tratamento médico. Os países de primeiro mundo investem muito na saúde
preventiva e os números comprovam que prevenir é melhor que remediar. A atenção
e orientação inicial dada por um profissional de saúde ao cidadão muitas vezes
reduz em muito o tempo do tratamento ou até mesmo na escolha do médico
especialista.
Foi pensando em uma saúde preventiva, que a atual gestão,
através da Secretaria Municipal de Saúde e seu secretário Pinheiro Farias, vem
trabalhando com sua equipe, através de cursos e seminários na qualificação
profissional junto ao usuário da saúde local.
Um bom exemplo dessa nova
política implantada é o excelente trabalho que a diretora do hospital municipal
Arlete Maron de Magalhães, Débora Habib, tem feito à frente do HMAMM. Débora
cobra diariamente de sua equipe o máximo de atenção e excelência com todos que
procuram o hospital. Seja o que procura para uma simples informação ou o
paciente que precisa ser atendido ou encaminhado com urgência para um grande
centro.
“A atenção dada é o primeiro passo para a solução do
problema. Nossa equipe é cobrada diariamente com relação ao bom atendimento.
Acabamos de produzir um folder com orientações gerais para os acompanhantes e
visitantes do paciente. Chegando ao hospital ele recebe esse pequeno guia de
como proceder dentro do hospital. Essa é uma das muitas mudanças implantadas
aqui no hospital que tem dado certo”, disse Débora.
De acordo com a diretora do hospital outro exemplo da
melhora no atendimento são os números de atendimento e exames feitos no hospital
no primeiro semestre de 2015. Entre janeiro e maio desse ano foram 11.319
atendimentos com administração de medicamentos; 8.815 atendimentos clínicos com
receita médica; 8.368 aferições de pressão; 2.226 exames laboratoriais; 1.329 testes
de glicemia; 1.405 aplicações de nebulização; 902 casos de urgência 24h; 773
casos de ortopedia; 812 casos de curativos; 641 ultrassonografias; 412 Eletrocardiograma
(ECG); 381 atendimentos ginecológicos; 314 atendimentos urológicos; 282 casos
de psiquiatria; 262 atendimentos pediátricos; 240 atendimentos cardiológicos;
além de atendimentos de gastroenterologia; atendimentos geriátricos e
nutricionais; pequenas cirurgias; aplicações de gesso e suturas.
“Cursos, capacitações para ACS sobre BCP, combate a
endemias e entrega de tablets para os Agentes Comunitários de Saúde são algumas
das muitas ações que implantamos para qualificar e capacitar nossa equipe. A
busca por melhorias é constante, mas temos avançado”, disse o secretário municipal
de Saúde Pinheiro Farias.
"Recebemos um município com uma carência grande de
médicos, hospital desaparelhado e os postos de saúde em péssimo estado. Hoje
podemos dizer que avançamos, pois construímos três novos postos; reformarmos
outros três; reformamos e ampliamos a UBS do Cajueiro Velho; estamos
construindo outras quatro novas unidades de Saúde, além da construção do prédio
do CRAS e a reforma do antigo Sindicato Rural, que abrigará a Secretaria Municipal
de Saúde. Estamos acomodando todas as unidades de saúde em prédios próprios”,
disse o prefeito Lenildo Santana.
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