22 de julho de 2015

Estudantes de Firmino Alves fazem horta em atividade de educação ambiental


O plantio, o cultivo e a colheita de alimentos pelos estudantes do Centro Educacional Monteiro Lobato, da rede estadual de ensino do município de Firmino Alves, no sul do estado, são mais um exemplo da parceria entre sociedade e escola, conforme propõe o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação.

A partir do envolvimento de profissionais voluntários e da comunidade, o colégio ganhou uma horta que produz alface, tomate, coentro e outras hortaliças. Os alimentos são utilizados na merenda escolar e os alunos adquirem novos conhecimentos por meio da atividade que relaciona disciplinas, como Matemática e Biologia, com educação ambiental.

Para a criação da horta, a escola contou com o apoio de um ex-aluno, o técnico em saneamento, José Enok, que trabalhou de forma voluntária na instrução aos estudantes. Segundo ele, os estudantes aprenderam a construir os canteiros, preparar o solo com adubos, plantar e colher de forma sustentável. A escola também tem a colaboração de toda a comunidade, recebendo doação de adubos, mudas e outros insumos necessários para a manutenção da plantação.

Cascas de frutas e legumes são reaproveitadas para a adubação do solo e ainda a captação da água da chuva, que é armazenada e utilizada para regar a horta. Segundo a diretora da unidade, Sandra Helena Lemos Almeida, com a implantação da horta, os alunos colocaram em prática todo o conteúdo absorvido em sala de aula nas disciplinas de Biologia e Educação Ambiental.

Além disso, a horta serviu de fonte de pesquisa para as aulas de Geometria e Matemática. Com o conhecimento adquirido, o estudante Emerson Silva, 17 anos, levou a ideia adiante e montou uma horta no quintal de sua casa. “Irei repassar esse conhecimento para toda a comunidade para que eles produzam seus próprios alimentos saudáveis”, disse o estudante. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário