22 de fevereiro de 2015

Governo da Bahia inaugura agroindústria em Manoel Vitorino



O município de Manoel Vitorino, a capital do umbu, passa a contar com mais uma agroindústria, inaugurada nesse sábado (21), na comunidade de Barra Purificação. A iniciativa do governo estadual teve investimento de R$ 854 mil e beneficiará mais de 230 famílias, das comunidades de Poço da Pedra, Barra da Purificação e Serra Talhada.

A rede, que já conta com outras duas agroindústrias, uma na comunidade de Barra da Purificação, em Manoel Vitorino, e a outra na comunidade de Espírito Santo, em Mirante, integra a Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (COOPROAF). A ação é do Governo da Bahia, através do Projeto Gente de Valor, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).


 A unidade processará, por ano, 100 toneladas de umbu e maracujá da caatinga, manga e goiaba, produzidos pela agricultura familiar da região, agregando valor a produção local, com a comercialização de geleias, doces e compotas, entre outros.

O evento contou com a presença do governador Rui Costa, do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, do diretor executivo da CAR, Wilson Dias, de secretários de estado e de autoridades da região. 

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, é necessário manter um alinhamento entre municípios e governos estadual e federal, para dar continuidade às ações de desenvolvimento rural na Bahia. “A implantação dessa agroindústria representa uma resposta desse governo no sentido de interiorizar as ações de geração de renda, com o beneficiamento e comercialização da produção, para que os grandes centros deixem de ser o único atrativo, e garantir a melhoria da qualidade de vida dessa população”.

De acordo com o presidente da AssociaçãoComunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Poço da Pedra, Nério José de Oliveira, a implantação da agroindústria é a realização de um sonho de mais de 15 anos. “Nós percebemos que o umbu beneficiado, a fruta forte da região, renderia muito mais para os produtores do que se fosse vendido para atravessadores”. 

Alevinos entregues - Durante o evento, foram entregues também dois tanques para a criação de tilápia, em parceria com a Bahia Pesca. Os tanques, que inicialmente receberam cinco mil alevinos de tilápia, possuem a capacidade de produção anual de 1,5 toneladas.

A CAR motivou dezenas de famílias para o aproveitamento e transformação do umbu em derivados, promovendo o desenvolvimento local e gerando renda, através de cursos, oficinas, apresentação dos seus produtos em feiras e exposições, projeto de design dos produtos, assessoria na gestão da cooperativa, entre outros benefícios.



Fonte: SECOM-CAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário