29 de março de 2015

XVI Encontro de Formação em Linguagem Matemática do PNAIC em Floresta Azul



Texto e fotos: Ascom Flroesta Azul | Educação

Com o objetivo de melhor oferecer elementos aos professores do município de Floresta azul, a Secretaria Municipal de Educação realizou no último dia 18/03, o XVI Encontro de Formação em Linguagem Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O encontro foi realizado nos períodos matutino e vespertino, na Escola Municipal Dolores Cervino de Macedo.


O Pacto com os Municípios pela Alfabetização tem o objetivo de alfabetizar os estudantes até, no máximo, os oito anos de idade, com a meta de atender aos estudantes do 1º ao 3º ano do ciclo de alfabetização, e conscientizando a classe de educadores que o maior desafio que surge para 2015 é a realização de ações formativas para os professores do 4º e 5º ano do ciclo complementar à alfabetização. O projeto teve inicio com uma fala de Maria da Glória Pimentel: “Transformar significa ultrapassar o estabelecido, desmontar os antigos referenciais, adotar novas bases conceituais, construir outras modalidades de ação, ligando objetividade e subjetividade”.

Durante o encontro foi realizada uma apresentação com uma nova proposta do Pacto com os Municípios pela Alfabetização, através da Professora e Coordenadora Pedagógica Geral do Município e Coordenadora Municipal do Pnaic, Edivanise Barbosa. Em seguida foi oportunizado pela orientadora de estudos, professora Ivonice Pereira, aos professores, o relato de algumas atividades realizadas com os alunos dos conteúdos trabalhados nas formações anteriores. O conteúdo Grandezas e Medidas foi um dos mais trabalhados em sala de aula, com depoimentos muito positivos.

Também foi apresentado o gráfico de aprovação, reprovação, abandono, distorção de idade/série da rede estadual e municipal do ano de 2006 a 2014. Foi apresentado o material didático para 2015 de Língua Portuguesa e Matemática do 1º ano; material didático da coleção Alfabetização Matemática do 2º ano, e por fim o Ambiente Virtual de Aprendizagem.

"Esse encontro serve para que nossos professores possam elaborar uma revisão do que foi abordado nos cadernos anteriores e, além disso, somem esforços para trabalhar com seus alunos no sentido que possam utilizar caminhos próprios na construção do conhecimento matemático”, disse a secretária municipal de Educação, Sayonara Leão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário