Texto
e fotos: Ascom Flroesta Azul | Educação
Com
o objetivo de melhor oferecer elementos aos professores do município de
Floresta azul, a Secretaria Municipal de Educação realizou no último dia 18/03,
o XVI Encontro de Formação em Linguagem Matemática do Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O encontro foi realizado nos períodos
matutino e vespertino, na Escola Municipal Dolores Cervino de Macedo.
O
Pacto com os Municípios pela Alfabetização tem o objetivo de alfabetizar os
estudantes até, no máximo, os oito anos de idade, com a meta de atender aos
estudantes do 1º ao 3º ano do ciclo de alfabetização, e conscientizando a
classe de educadores que o maior desafio que surge para 2015 é a realização de
ações formativas para os professores do 4º e 5º ano do ciclo complementar à
alfabetização. O projeto teve inicio com uma fala de Maria da Glória Pimentel:
“Transformar significa ultrapassar o estabelecido, desmontar os antigos
referenciais, adotar novas bases conceituais, construir outras modalidades de
ação, ligando objetividade e subjetividade”.
Durante
o encontro foi realizada uma apresentação com uma nova proposta do Pacto com os
Municípios pela Alfabetização, através da Professora e Coordenadora Pedagógica
Geral do Município e Coordenadora Municipal do Pnaic, Edivanise Barbosa. Em
seguida foi oportunizado pela orientadora de estudos, professora Ivonice
Pereira, aos professores, o relato de algumas atividades realizadas com os
alunos dos conteúdos trabalhados nas formações anteriores. O conteúdo Grandezas
e Medidas foi um dos mais trabalhados em sala de aula, com depoimentos muito
positivos.
Também
foi apresentado o gráfico de aprovação, reprovação, abandono, distorção de idade/série
da rede estadual e municipal do ano de 2006 a 2014. Foi apresentado o material
didático para 2015 de Língua Portuguesa e Matemática do 1º ano; material didático
da coleção Alfabetização Matemática do 2º ano, e por fim o Ambiente Virtual de
Aprendizagem.
"Esse
encontro serve para que nossos professores possam elaborar uma revisão do que
foi abordado nos cadernos anteriores e, além disso, somem esforços para
trabalhar com seus alunos no sentido que possam utilizar caminhos próprios na
construção do conhecimento matemático”, disse a secretária municipal de
Educação, Sayonara Leão.
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