10 de abril de 2014

Estado apresenta ações voltadas para a população em situação de rua


Lançamento da Política Estadual para a População em Situação de Rua, instalação do Comitê Intersetorial Estadual de Monitoramento e Acompanhamento das Políticas para a População de Rua, além da apresentação do Módulo de formação do programa Bahia Acolhe. As ações serão apresentadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), na próxima terça (15), às 15h, no Auditório Jutahy Magalhães, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Beneficiando aproximadamente seis mil pessoas em situação de rua, a lei que institui a política pública é pioneira em nível estadual no país, consolidando e ampliando direitos fundamentais dessas pessoas - em Belo Horizonte (MG) existe a lei municipal voltada para o segmento. Uma das ações para implementação da política estadual é a reestruturação e ampliação da rede de acolhimento temporário, com transferência de recursos aos municípios.

O Comitê Intersetorial Estadual de Monitoramento e Acompanhamento das Políticas para a População de Rua será formado por 16 integrantes, entre representantes do Estado e da sociedade civil. Um dos objetivos é a elaboração de planos de ação periódicos, com estratégias de implementação da política. Já o módulo consiste da formação de profissionais que atuam junto à população de rua.

Bahia Acolhe

Instituído em 2012 e mantido na lei da Política Estadual, o programa Bahia Acolhe é uma ação inovadora na em prol da população em situação de rua na Bahia e no país. As iniciativas de articulação favorecem a consolidação da rede de proteção social, proporcionando atendimento universalizado ao usuário na relação com outras políticas setoriais.
Os resultados do programa surgem a partir dos trabalhos desenvolvidos pelos projetos por meio de convênios entre o Estado e entidades. Em média, por mês, foram realizados mais de oito mil atendimentos nas três casas de passagem, 200 abordagens sociais pelo serviço especializado, além da formação e assessoria para 400 profissionais dos municípios de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

Das – GF

10.04.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário