26 de setembro de 2014

Ibametro reprova 33% dos itens fiscalizados na operação Cosme e Damião





O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), reprovou 33% dos 97 itens fiscalizados - incluindo produtos embalados de filé de peixe, peixe e camarão - na Operação Cosme e Damião, que vistoriou produtos consumidos para os tradicionais festejos regados a comida típica baiana.

Após análise em laboratório, os técnicos do Ibametro constataram irregularidades no aspecto quantitativo do produto vendido ao consumidor, que, em gramas, estava pesando abaixo do tolerado pelas normas de fiscalização. Também foram encontrados erros quanto ao aspecto formal -  rótulo do produto fora dos padrões exigidos pela legislação metrológica em vigor.
“Em relação aos camarões, dos 28 pacotes analisados 11 estavam irregulares. Dos 20 peixes, 11 continham erros lesando o consumidor”, explica o diretor de regulação de mercado do Ibametro, Edson Sales. Durante a fiscalização foram incluídos ainda produtos como azeite de dendê, amendoim, castanha, camarão, derivados de coco, pescados e velas.
“A população deve ficar atenta a todos esses produtos embalados pelos supermercados. Notamos falhas em embalados de castanhas e de amendoins em alguns estabelecimentos”, enfatiza Sales. A operação aconteceu na capital e interior do estado, com inspeção de mercadorias em supermercados, mercadinhos de bairro, feiras e centros de abastecimento.

Penalidades previstas - As empresas que receberam auto de infração, em função de produtos irregulares, têm o prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao departamento jurídico do instituto. Entre as penalidades previstas estão advertência e multa, a depender do caso específico. Os consumidores também podem fazer denúncias ao Ibametro pelo telefone 0800.071.1888.

26/09/14
ias/is



Nenhum comentário:

Postar um comentário