13 de fevereiro de 2014

Tempo chuvoso em praticamente todas as regiões do estado



Neste final de semana, as condições do tempo na Bahia deverão apresentar algumas mudanças em decorrência do enfraquecimento da massa de ar quente e seco, o que favorece o aumento da nebulosidade e das chances de ocorrer chuvas em praticamente todo o estado. Com isso, para as regiões oeste, São Francisco, norte, Chapada Diamantina e sudoeste a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas.
De acordo com o serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a umidade vinda da região Amazônica é outro fator que contribui para intensificar essas chuvas, que podem vir acompanhadas de trovoadas, especificamente nas regiões oeste e São Francisco. Devido a essa condição, alguns cuidados são recomendados como não se expor em áreas abertas e não se abrigar embaixo de árvores, a fim de evitar acidentes graves.
Para as regiões do nordeste, Recôncavo e sul são os ventos úmidos provenientes do Oceano Atlântico que mais influenciam o tempo, deixando o céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas. São nas localidades mais próximas ao litoral, incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana, onde essas chuvas são mais esperadas e com maior frequência durante a noite e inicio da manhã.

Temperatura - Mesmo com o enfraquecimento dessa massa de ar, as temperaturas permanecerão elevadas em toda a Bahia, como é típico do verão. Os maiores índices (máximas de até 35°C) estão previstos para as regiões oeste e São Francisco, enquanto que, os menores índices (mínimas de até 15°C) são esperados para as áreas serranas da Chapada Diamantina e sudoeste.

Maré e radiação – Desta sexta-feira a domingo (14 a 16), a maré deverá atingir  altura máxima em torno das 4h e 16h, com valores variando de 1,9 a 2,4 metros. Já a altura mínima deverá ocorrer em torno das 10h e 22h, com valores variando de 0,1 a 0,8 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1 metro.
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV's) deverão variar de 13 a 14. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), eles estão classificados na categoria ‘Extrema’, o que requer cuidados quanto a exposição prolongada à radiação solar, principalmente nos horários das 10 às 16h. Nesse intervalo de tempo os efeitos danosos à saúde são maiores. Por isso, é recomendado o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

13/02/14
Mas/is






Nenhum comentário:

Postar um comentário