12 de dezembro de 2012

Reforma administrativa de Salvador é aprovada após cinco horas de debate


A Câmara de Vereadores de Salvador aprovou o projeto de lei que trata da reforma administrativa da gestão municipal, elaborado pelo prefeito eleito ACM Neto (DEM) e encaminhado à Casa pelo atual gestor, João Henrique. O projeto foi debatido desde as 15h desta quarta-feira (12), sendo aprovado com os votos da bancada de situação, liderada pelo vereador Téo Senna (PTC), que é maioria. Dos 41 vereadores presentes, os nove opositores ao governo votaram contra. O debate durou mais de cinco horas, encerrado por volta das 20h.

Dez vereadores foram contrários ao início da votação, que foi realizada em regime de "urgência urgentíssima". A bancada da oposição tentou suspender a votação, com a alegação de que o projeto deveria ter sido publicado no Diário Oficial, discutido com a sociedade e explicado aos vereadores por um representante do governo de transição, segundo informou a assessoria de imprensa da Câmara Municipal. A nova lei tem que ser sancionada pelo atual prefeito.

"Foi aprovado do jeito que o prefeito queria, mas com voto contrário da oposição", disse a líder da bancada opositora, Vânia Galvão (PT). "A oposição fica obstruindo, queríamos sair daqui cedo. Não tem necessidade de discutir, por exemplo, a reforma administrativa, de cada vereador falar 20 minutos, estendendo a sessão", avaliou Téo Senna.

Após o projeto de lei que prevê a reforma do administrativa, os vereadores começaram a discutir o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que teve artigos embargados pela Justiça. Por conta disso, a votação é alvo de nova polêmica entre situação, que quer aprovar, e oposição, que nega a urgência. Téo Senna afirma que o desejo de aprovar a lei ainda esta noite. Não há previsão para o encerramento da sessão ordinária.

Na pauta, ainda estão a Lei de Orçamentária Anual (LOA) e a aprovação das contas do prefeito João Henrique, rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, além de centenas de projetos de lei de autoria dos próprios vereadores.


ACM Neto entregou o projeto para o prefeito João Henrique no dia 4 de novembro. No documento conta o aumento de onze para doze no número de secretarias, sem custos adicionais para os cofres públicos; a atual Secretaria de Comunicação será extinta para se tornar uma assessoria de imprensa ligada diretamente ao gabinete do prefeito, em parceria com a Assessoria de Assuntos Institucionais e a Superintendência de Política da Mulher, que será assumida pela vice-prefeita, Célia Sacramento.

Na ocasião, ACM Neto disse acreditar na aprovação da reforma. “Tenho certeza que a Câmara de Vereadores, responsável como é, vai aprovar a reforma e nos dar condições para, já a partir do dia primeiro de janeiro, trabalhar com essa nova estrutura, repito, muito mais ajustada, a meu ver, às demandas do futuro de Salvador”, disse ACM Neto.

 G1-Ba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário