Os dados divulgados nesta quarta-feira (7) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) do estado cresceu 2,6% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o terceiro trimestre de 2010. No Brasil, o crescimento foi de 2,1%. Os setores que mais contribuíram para o resultado baiano foram a agropecuária, com um aumento de 10,4%, e serviços, com alta de 4,3%.
A estimativa preliminar da SEI, de acordo com o diretor-geral da superintendência, Geraldo Reis, é de que a atividade econômica da Bahia finalize este ano com uma expansão de 2,5%, em relação a 2010.
Outro dado positivo é o aumento nas exportações. Entre janeiro e setembro deste ano, a Bahia exportou um total de US$ 8,1 bilhões, com crescimento de 22,6%, em relação ao mesmo período de 2010, com US$ 6,6 bilhões.
Segundo o estudo, as exportações baianas se concentram nos segmentos de químicos e petroquímicos, papel e celulose, petróleo e derivados e soja, representando 63,3% do total. Entre os países que mais compram produtos baianos, estão Argentina, China e Estados Unidos.
Quanto aos empregos formais, foram geradas 80 mil vagas no estado, de janeiro a setembro. Os setores que mais empregaram mão de obra foram serviços (31 mil) e agropecuária (14 mil).
Nenhum comentário:
Postar um comentário