12 de novembro de 2018

CBPM viabiliza implantação na Bahia da primeira mina de nefelina sienito da América do Sul


Resultado dos trabalhos de pesquisa e prospecção realizados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), empresa ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), entrará em operação na Bahia, ainda este ano, a primeira mina de nefelina sienito da América do Sul. O empreendimento está sendo implantado no município de Itarantim, no sudoeste da Bahia, local onde foi descoberta a jazida de nefelina sienito, que possui reservas superiores a 50 milhões de toneladas. A nefelina é essencial para as indústrias de vidro e cerâmica,mas toda essa matéria-prima utilizada atualmente no Brasil é vinda de outros países.

O diretor-técnico da CBPM, Rafael Avena Neto, destaca que “a implantação de mais este empreendimento comprova a excelência da política de atração de investimento realizada pela CBPM nos últimos doze anos e a vocação da Bahia no segmento mineral”. Com o início de operação da mina, o Brasil passará de consumidor de nefelina a exportador deste insumo.

“Esta conquista, resultado da dedicação e expertise de nossos técnicos, soma-se a outras de igual relevância para a economia de nosso estado, como, por exemplo, a mina de vanádio instalada em Maracás, única da América do Sul e com maior teor deste mineral no mundo”, afirmou o presidente da CBPM, Alexandre Brust, durante assinatura do contrato de arrendamento da área, realizada na última quinta-feira (8), com a B4F Mineração Ltda., empresa genuinamente baiana que fará a exploração da jazida em Itarantim.

Com investimentos superiores a R$ 20 milhões, a mina tem capacidade inicial instalada para produção de 50 mil toneladas de nefelina sienito por ano, com previsão de chegar a 120 mil até o fim de 2019. O presidente do grupo B4F Mineração, Fernando Cabral, explica que “o empreendimento atenderá 90% do mercado cerâmico de nefelina do Brasil, além de fornecer matéria-prima para indústrias dos Estados Unidos, México e Espanha”. 

Antes mesmo do início da operação, o empreendimento já emprega 60 pessoas, em sua maioria moradores de Itarantim e região. Ainda de acordo com o presidente da B4F, em 2019 serão gerados mais de 100 empregos diretos e 300 indiretos.

Os trabalhos de pesquisa e investigação geológica realizados pela CBPM, que resultaram na descoberta da jazida de nefelina sienito, passaram por diversas etapas, a exemplo do mapeamento geológico, da coleta e análise de amostras, obtidas a partir de sondagens rotativas e posterior estudo de caracterização tecnológica. Além dos estudos de viabilidade tecnológica e econômica da jazida, o que permitiu o planejamento e posterior implantação do projeto minero industrial de acordo com as especificações exigidas pelas indústrias que farão uso dessa matéria-prima nas etapas de lavra e beneficiamento.
 

Fonte: Ascom/CBPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário